Oscar D'Ambrosio
Em relação aos critérios estabelecidos para a qualificar obras de arte, muito já se disse e poderá ser dito sobre o assunto. Três pontos, porém, são essenciais para estabelecer algum raciocínio crítico sobre o assunto, sempre numa ótica construtiva, que estabeleça e estimule o diálogo.
Um primeiro ponto está no impacto que um trabalho causa no observador. Trata-se de algo subjetivo, mas que passa pela discussão de como a obra de arte, numa sociedade massificada como a contemporânea, pode ainda exercer um papel polêmico e indagador. Nesse sentido, o trabalho que motiva novos olhares e observações seguidas leva vantagem.
Um segundo ponto está na técnica, ou seja, na habilidade do fazer. É um critério mais frio, relacionado com a fatura, com o domínio de procedimentos. Geralmente envolve, da parte de quem faz, mas racionalidade e planejamento, tanto no sentido do que é pensado como no do que é executado e passado à frente.
Um terceiro ponto é a criatividade, entendendo-se aí a capacidade de surpreender, de pensar e de fazer o inusitado. Nesse aspecto, é essencial abrir mão de ideias preconcebidas na linha de que “tudo já foi feito”. A capacidade de inovar existe sim e precisa ser estimulada e valorizada.
Ao associar impacto, técnica e criatividade, a obra de arte atinge seus momentos mais significativos. Não se trata de uma fórmula matemática, mas de uma equação de saberes sentidos, adquiridos e vivenciados. Isso significa que o trabalho artístico não é um bem em si mesmo.
A partir do que cada um já conheceu, uma nova obra é experimentada e a visão resultante é um exercício permanentemente renovado entre as experiências passadas e as presentes, na busca de trabalhos progressivamente impactantes, bem construídos e criativos.
Oscar D'Ambrosio é mestre em Artes Visuais, doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal