Da Redação - FocoCidade
A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) deve revisar o Plano de Manejo de 27 Unidades de Conservação no prazo de 120 dias. A determinação do Tribunal de Contas de Mato Grosso ocorreu na sessão plenária do dia 28 de agosto, ao julgar procedente Representação de Natureza Interna (Processo nº 23.756-6/2016) relatada pelo conselheiro João Batista Camargo.
A equipe de auditoria identificou a falha ao acompanhar se estavam sendo cumpridas as determinações do Acórdão n.º 287/2015, que apreciou as contas da Secretaria. Por um lado, a defesa conseguiu comprovar a formação de Conselhos Consultivos em 6 Unidades de Conservação (UCs) dentre as 33 que não possuíam tal Conselho.
"Sendo assim, considerando que o Plano de Trabalho Anual/2017 apresentou a disponibilização de recursos para a implantação, mobilização, criação e manutenção das UCs, bem como a nomeação de comissão de concurso público, a Sema demonstrou a tomada de medidas concretas no sentido de cumprir a determinação deste Tribunal. Porém, tais medidas ainda não foram suficientes para o cumprimento do acórdão", ponderou o relator.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, após a criação de uma UC, o plano de manejo deve ser elaborado em um prazo máximo de cinco anos. Toda UC deve ter um plano de manejo, que deve ser elaborado em função dos objetivos gerais pelos quais ela foi criada.
E uma das ferramentas mais importantes do plano de manejo é o zoneamento da UC, que a organiza espacialmente em zonas sob diferentes graus de proteção e regras de uso. O plano de manejo também inclui medidas para promover a integração da UC à vida econômica e social das comunidades vizinhas, o que é essencial para que implementação da UC seja mais eficiente. É também neste documento que as regras para visitação são elaboradas.
O atual gestor da Sema, André Baby, tem o prazo de 120 dias para efetivar as nomeações e atuação dos Conselhos Gestores, Deliberativos e Consultivos, nas Unidades de Conservação do Estado, com a divulgação das ações no portal da Sema. "O cumprimento das determinações também será monitorado pelo TCE", reforçou o relator.
Com informações TCE

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor