Da Redação - FocoCidade
Na última semana da campanha de vacinação contra Poliomielite e o Sarampo, o índice de cobertura vacinal das crianças que fazem parte do público alvo ainda está baixo em Cuiabá. Mesmo com a realização do “Dia D” de vacinação, que aconteceu em 18 de agosto, até agora apenas 46,1% da meta estipulada foi alcançada.
Segundo o responsável técnico da Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, a intenção é vacinar 95% das 34 mil crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias em Cuiabá, mas, a poucos dias do final da campanha, cerca de 16 mil crianças foram vacinadas. “Acreditamos que o fato de que não tivemos nenhum caso de sarampo e de poliomielite confirmado nos últimos anos na capital tenha feito com que os pais não se preocupassem tanto em vacinar seus filhos. Mas percebemos que esta é uma realidade do Brasil inteiro, a vacinação está baixa em todo o país”, comentou.
O secretário-adjunto de Assistência em Saúde, dr. Luiz Gustavo Raboni ressalta a importância dos pais ou responsáveis de levarem as crianças para receberam as duas vacinas. “É preciso que a população se conscientize que a vacinação tem como objetivo diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo. Apesar de serem doenças consideradas erradicadas no país, isto não quer dizer que não possam retornar. Por isso pedimos que a comunidade leve seus filhos, que façam parte do público alvo até o posto de vacinação mais próximo de sua residência até a próxima sexta-feira (31) para que sejam imunizadas”, enfatizou.
Público-alvo
A Secretaria informa que durante a campanha, que termina nesta sexta-feira (31) devem ser vacinadas contra o sarampo e a poliomielite crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias, independentemente de quantas doses já tomaram.
Crianças que tenham sido vacinadas fora da campanha contra o sarampo nos últimos 30 dias não têm necessidade de serem imunizadas novamente, mas contra poliomielite sim. Após o término da campanha, adultos de até 49 anos poderão ser vacinados, dentro do calendário normal de vacinação.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM apreende 353 tabletes de maconha em VG
Balanço do 1º semestre: PC identifica 100% dos autores de feminicídios
MT: Governo e multinacionais anunciam mais três usinas de etanol
TJ crava: falta de energia em casa com criança gera indenização
Aumenta intenção de consumo pelo 2º mês consecutivo, aponta estudo
Créditos de ICMS do agronegócio em Mato Grosso
CPI das Obras em Cáceres pode ser anulada
Os bastidores maquiavélicos da política
MP cita crime de apropriação indébita e denuncia advogada em MT
AL alerta: audiências irão debater feminicídio em cidades-polo