Da Redação - FocoCidade
"A população de Sinop e de outros 14 municípios da região Norte de Mato Grosso correm o risco de ficar sem atendimento médico-hospital no Hospital Regional de Sinop a partir desta semana. A falta de repasses financeiros por parte do Governo do Estado vem prejudicando a oferta de serviços na unidade e sobrecarregando o atendimento na UPA 24h, mantida pelo Município". A declaração foi pontuada pela pela prefeita de Sinop Rosana Martinelli (PR).
A prefeita aproveitou a presença do candidato ao Governo do Estado pela coligação ‘A Força da União’, Wellington Fagundes, que cumpriu agenda no município no sábado (25) para elencar as principais demandas de Sinop. A gestora é uma das entusiastas do projeto do PR ao Governo.
“Os municípios estão sofrendo muito com a falta de atenção do Estado e, principalmente, a população que precisa de hospitais. Aliás, mesmo em funcionamento o Hospital Regional atende abaixo de sua capacidade instalada e considero isso como um reflexo de como as pessoas estão desassistidas. É lamentável essa falta de comprometimento com o cidadão. Por isso e pelo trabalho prestado há anos é que devemos eleger Wellington nosso novo governador”, defendeu a prefeita.
Segundo ela, a ausência de recursos por parte do atual Governo tem obrigado o a Prefeitura a reservar cerca de 37% de seu orçamento para a área da saúde. Constitucionalmente, a aplicação deve ser de, pelo menos 15%, da receita própria. “Principalmente na saúde, essa gestão do Governo do Estado não olhou por sua gente. O abandono é geral em todas as áreas essenciais, mas a saúde é a mais vulnerável e aquela que quando o cidadão busca é porque realmente precisa. É muito triste a nossa realidade, que, aliás, não é apenas de Sinop, mas de todo o interior do Estado”, assinalou a prefeita. O Hospital Regional de Sinop, por meio do Consórcio de Saúde do Vale do Teles Pires atende a 14 municípios.
Wellington lembrou que o Hospital Regional foi construído como uma unidade municipal por meio de emendas parlamentares articuladas por ele e pelo então deputado federal Ricarte de Freitas, que tinha esse sonho para sua cidade.
“Infelizmente um hospital desse porte e de tamanha importância para região passa por muitas dificuldades em razão da ineficiência do atual Governo, especialmente na saúde. Os recursos não chegam e as pessoas estão sofrendo aqui em Sinop. Aliás, a saúde mato-grossense vai mal em todos os municípios. Tanto os hospitais regionais quanto os filantrópicos estão sem dinheiro para manter sua operação mínima. Nessa campanha o que mais tenho ouvido é queixa de prefeitos que dizem estar três, quatro até cinco meses sem receber repasses do Estado”, destacou Fagundes.
O candidato defendeu a descentralização, a busca de parcerias e o diálogo com todos os segmentos da sociedade como um caminho para reverter essa situação. “Um bom Governo deve saber priorizar. E cuidar das pessoas e da saúde eu não abro mão”.
Também de Sinop, o atual primeiro suplente de Fagundes no Senado, o médico Jorge Yanai, disse que "como médico e senador poderei ajudar muito o governador Wellington na reconstrução da saúde pública de Mato Grosso. Vamos fazer uma gestão eficiente, vamos cuidar das pessoas, dar atenção à saúde básica, tudo para que as pessoas não sofram mais como tem acontecido hoje em Mato Grosso”.
O prefeito de Itanhangá, Edu Laudi Pascoski (PR), também foi outro gestor que destacou a crise no setor. “O Estado não está cumprindo com a responsabilidade constitucional e isso atinge não somente a área de saúde, mas também o transporte escolar das nossas crianças. Acredito que uma gestão municipalista, como é a proposta de Wellington, é a solução, pois hoje os prefeitos estão isolados, sem acesso ao Governo e sem atenção dele”.
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor