Da Redação - FocoCidade
Vice-líder da bancada do PT, deputado federal Ságuas Moraes assevera por meio de nota o repúdio à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ságuas assinala confiança na inocência de Lula e destaca que "sua prisão será política".
O parlamentar ressalta que a decisão "é uma derrota retumbante da Democracia e da Constituição da República".
Confira a nota na íntegra:
Lula é Inocente e sua prisão será política
"A negativa no Supremo Tribunal Federal (STF) do Habeas Corpus (HC) do ex-presidente Lula, consolidada com o voto de minerva da presidenta da Corte, ministra Cármem Lúcia, é uma derrota retumbante da Democracia e da Constituição da República.
Há duas Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs), pendentes de julgamento no STF, que questionam o julgado de outubro de 2016 que autorizou ao arrepio do artigo 5º inciso 57 da Constituição, a prisão de brasileiros e brasileiras sem o trânsito em julgado. Porém, para prender Lula, Cármem Lúcia optou pela estratégia de colocar em pauta o julgamento do HC e não as ADCs.
Esse movimento da presidenta do STF foi denunciado pelo ministro, Marco Aurélio Mello, relator das ADCs, que ao votar disse: ‘venceu a estratégia da presidenta da Casa’, tendo em vista que já há maioria no STF para rever a decisão inconstitucional de prisão em segunda instância.
Todo esse jogo anti-democrático de Cármem Lúcia, se encaixa no contexto do Golpe em curso no País, iniciado com a aprovação do impeachment sem crime da presidenta Dilma em agosto de 2016. Não bastava apenas derrubar Dilma e colocar no Palácio do Planalto um governo corrupto, com uma agenda clara pró Mercado Financeiro e de ataques aos trabalhadores, era preciso também impedir a candidatura do Lula para garantir a continuidade dos retrocessos.
Na impossibilidade de derrotarem o ex-presidente pelo voto popular acionaram a via do Judiciário. Montaram uma farsa jurídica e o condenaram em tramitação relâmpago, sem uma única prova, em primeira e segunda instância. Agora com a revogação da regra constitucional da presunção de inocência, por parte do STF, partem para a violência plena, com a prisão de Lula.
Sob o falso pretexto do combate a corrupção inverteram o ônus da prova, onde não mais o Ministério Público deve provar a culpa dos acusados e sim a Defesa provar a inocência dos réus, jogando assim o País com a chancela reacionária de parte do STF, em um estado totalitário. O ataque a presunção de inocência é possível somente em regimes totalitários e ditatoriais e jamais na Democracia.
O presidente Lula será um preso político nesse período de exceção que vige no País, desde que mais de 54 milhões de votos do povo foram rasgados pelo Congresso Nacional, com a complacência de parte do STF. A prisão política inconstitucional de Lula é produto de um acordo entre o Capital Financeiro nacional e internacional, a elite do País, a Grande Mídia e parte do Poder Judiciário.
Aos democratas e progressistas, aos Movimentos Social e Sindical, aos defensores do povo, aos intelectuais e pensadores da Nação resta apenas um caminho: à luta. A luta pelo retorno da legalidade e da normalidade democrática."
#LulaÉInocente
#PresoPolítico
#LulaValeALuta
Ságuas Moraes
Deputado Federal (PT-MT)
Vice-líder da bancada do PT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro