Da Assessoria
“Infelizmente a violência está arraigada na cultura de nossa sociedade. É preciso acabar com todo tipo de comportamento que gere a violência, seja a discriminação, estigmas sociais, preconceitos ou mesmo atos violentos. É preciso cultivar um modo de agir cordial, respeitoso com o próximo, não utilizando expressões verbais que ofendam ou denigram nosso irmão. Precisamos trilhar um caminho para superar a violência presente em nosso dia-a-dia”, declarou o Arcebispo Dom Milton Santos, durante a missa de encerramento do 32º Vinde e Vede e lançamento da Campanha da Fraternidade 2018, na noite da terça-feira, 13 de fevereiro.
De acordo com Dom Milton a Campanha da Fraternidade que tem como tema “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos”, não busca apenas identificar as causas da violência, mas principalmente combate-las. “Vamos cobrar dos governos a elaboração de políticas públicas contra a violência, vamos mostrar aos nossos fiéis como a violência chega em cada indivíduo e se instala em nossas famílias e sociedade. A violência não é a solução para os problemas, para resolver conflitos precisamos buscar as causas dessa violência. Para a partir de então mudarmos nossa forma de agir e assim reduzir os índices de violência que são alarmantes”, alertou Dom Milton.
O Arcebispo também detalhou à plateia que “diariamente somos bombardeados por notícias violentas e atos que deveriam escandalizar a sociedade como a violência contra mulheres, estrangeiros, pobres, tráfego de drogas e outros, que acabam se tornando banais e dessa forma a sociedade se torna míope para enxergar essa violência. Diante dessas informações vamos mobilizar os católicos no combate a todo tipo de violência e à promoção de uma cultura de paz”, completou.
A Campanha da Fraternidade é nacional e organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 1960. É realizada entre os dias 14 de fevereiro e 25 de Março, período litúrgico da Quaresma. Segundo uma das organizadoras da Campanha em Mato Grosso, Eliana Balieiro, para os católicos, “esse é o momento de intensificar a prática do jejum, da oração e de olhar para os problemas do próximo como recomendou o Papa Francisco na mensagem: ‘Se vos aflige, como a nós, a difusão da iniquidade no mundo, se vos preocupa o gelo que paralisa os corações e a ação, se vedes esmorecer o sentido da humanidade comum, uni-vos a nós para invocar juntos a Deus, jejuar juntos e, juntamente conosco, dar o que puderdes para ajudar os irmãos” disse a organizadora, lembrando as palavras do Papa.
Os quatro dias da 32º Edição do Vinde e Vede reuniu mais de 133 mil fiéis católicos no Memorial João Paulo II, em Cuiabá. O encerramento do evento foi marcado por muita emoção durante a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo Dom Milton Santos.
Campanha da Fraternidade e Quaresma - A partir desta quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro, a Igreja Católica no Brasil celebra o início da Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa. E em todas as paróquias brasileiras será levada a Campanha da Fraternidade como uma reflexão sobre o panorama de violência em todo mundo e em especial no nosso país.
O Atlas da Violência 2017, lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostrou que houve um aumento de 48 mil homicídios em 2007 para quase 60 mil em 2015.
A Campanha ocorre simultaneamente ao período de Quaresma, que tem duração de quarenta dias e vai do fim do Carnaval até a Semana Santa. Para os católicos, este é o período de preparação espiritual para a Páscoa. As cinzas impostas nas testas dos fiéis durante a missa de quarta-feira de cinzas são dos ramos abençoados no Domingo da Paixão do ano anterior, seguindo um costume do século XII. As cinzas simbolizam a condição fraca do homem que caminha para a morte.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal