Oziane Rodrigues - Sicom
A partir desta segunda-feira (15), os exames de urocultura e os testes de tolerância à glicose voltarão a ser realizados pelo Laboratório Central de Cuiabá (Lacec).
O primeiro é o exame mais indicado para detectar a infecção urinária, seja da bexiga ou dos rins. É usado também para identificar os casos de febres de origem indefinida e o antibiótico mais eficaz para combater essas enfermidades. Já o segundo, é destinado ao teste de resistência do organismo à insulina. Ele também é indicado para gestantes sem diagnóstico anterior de diabetes ou de diabetes gestacional.
As duas modalidades, estavam suspensas pelo laboratório desde o final de novembro de 2017 por falta de insumos, ocasionada pelo recorde de atendimentos da unidade que até aquele mês, já havia realizado 786.033 exames e procedimentos laboratoriais.
“Tivemos um 2017 precioso para a população cuiabana onde conseguimos humanizar e dobrar o número de atendimentos chegando a quase 790 mil. A imensa procura, fez com que ficássemos sem insumos para essas duas modalidades. Mas graças à rápida ação da Secretaria Municipal de Saúde, em menos de um mês, já conseguimos devolver à população esses dois serviços”, frisou a Responsável Técnica (RT), Gian Carla Zanela.
De acordo com Zanela, os procedimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 9h, por demanda espontânea. Ou seja, o paciente precisará apenas da solicitação do médico para a realização dos mesmos.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal