Da Redação - FocoCidade
Repetindo balanços anteriores, o setor de energia elétrica está no topo do ranking de reclamações registradas junto ao Procon de Mato Grosso. Somente em julho, foram 322 registros.
O Procon registrou 2.471 atendimentos no mês de julho. Por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 1.595 registros, enquanto pelo atendimento online (http://www.consumidor.gov.br), foram 876 reclamações em Mato Grosso.
No Sindec, o campeão de reclamações foi a área “Serviços Essenciais”, com 780 atendimentos. Depois do líder das reclamações, o setor "Energia Elétrica" é seguido por “Água e Esgoto”, que teve 197 reclamações e “Telefonia Celular”, com 154.
Em segundo lugar, está a área “Assuntos Financeiros”, com 338 reclamações: 92 para a categoria “Banco Comercial”, 89 para “Cartão de Crédito” e 58 para “Cartão de Loja”.
A área “Produtos” ocupa o terceiro lugar do ranking, com 248 atendimentos, sendo 28 para “Telefone” (convencional, celular, interfone, etc.), 27 para “Internet” e 23 para “Eletrônico Importado”.
Já a área “Serviços Privados”, com 169 registros, está na quarta posição do ranking de atendimentos presencias, registrando 58 procedimentos para “TV Por assinatura” (Cabo, Satélite, Etc.), 32 “Escola” (Pré, 1º, 2º Graus e Superior) e 17 para “Estabelecimento Comercial” (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.).
A categoria “Saúde” aparece em quinto lugar, com 24 reclamações, seguida de “Alimentos”, com 23 registros, e “Habitação” com 13 reclamações.
Integram o banco de dados do Procon Estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, da Assembleia Legislativa (ALMT) e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.
Atendimento online
Por meio da plataforma http://www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 876 reclamações em Mato Grosso. A área “Telecomunicações” foi a mais demandada, com 400 registros. Em segundo lugar, estão os “Serviços Financeiros”, com 289 reclamações; e em terceiro “Produtos de Telefonia e Informática”, com 99 registros.
Na quarta posição da plataforma, está a categoria “Transportes”, com 25 reclamações e, em quinto lugar, aparece a categoria “Produtos e Eletrônicos”, com 23 reclamações. O sexto lugar é ocupado pela área “Demais Produtos”, com 17 registros, e o sétimo pela categoria “Demais Serviços”, que teve 16 registros. Em oitavo lugar, com quatro reclamações, está a área “Saúde” seguida por “Turismo/Viagens”, em nono lugar, com dois registros.
A categoria ”Água, Energia, Gás” teve apenas um registro. Já as áreas “Educação” e “Habitação” não tiveram reclamações registradas no mês de julho na plataforma http://www.consumidor.gov.br. (Com assessoria)
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