Idealizador da Lei da Ficha Limpa, considerada um marco na história política/eleitoral do país, o ex-juiz e hoje advogado Marlon Reis aproveitou a participação no III Encontro Nacional sobre Cooperação para Prevenção e Combate à Corrupção para divulgar uma nova ferramenta que garante à sociedade ser ouvida pelos seus representantes, seja no Congresso, nas Assembleias Legislativas ou Câmaras Municipais.
Trata-se do aplicativo 'Mudamos', criado por Marlon Reis e pelo diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio), Ronaldo Lemos, para colher assinaturas em leis de iniciativa popular. O aplicativo é uma alternativa à principal dificuldade de quem quer criar uma lei de iniciativa popular, que é a coleta de assinaturas no papel. Segundo o ex-juiz, foram necessários dois anos para coletar as mais de 1 milhão e 600 mil assinaturas da Lei da Ficha Limpa. "Hoje, a Lei da Ficha Limpa é blindada, porque foi concebida de baixo para cima".
Além da dificuldade de coletar as assinaturas no papel, Marlon Reis alertou para a facilidade de falsificação e a dificuldade (ou até impossibilidade) de auditar as assinaturas colhidas. Problema que foi resolvido pela tecnologia. Com o aplicativo 'Mudamos', a possibilidade de fraude é praticamente zero e as assinaturas são facilmente auditáveis.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Várzea Grande confirma que retoma licitação para contratar instituição financeira
Presos no Vórtex da Internet: Como Escapar do Loop Digital
AL: urgência sobre projeto que reduz Fethab sobre abate de vacas
A proteção das crianças na Internet: indefinição jurídica que enfraquece a responsabilização e favorece a impunidade
Como a Lei do Bem pode ajudar a reduzir a fuga de cérebros no Brasil
Governador prorroga Programa de Incentivo à Cultura do Algodão até 2032
Crescer é essencial, mas com critério e cuidado
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados