Oscar D'Ambrosio
O filme ('A Vigilante do Amanhã'), de Rupert Sanders, baseado em mangá de Masamune Shirow, apresenta questões essenciais. Uma delas é constatar que, enquanto se vive um momento de indispensável empoderamento de mulheres e Movimentos LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), novas discussões ganham espaço.
Uma delas é a relação ética entre ser humano/máquina. No filme, a protagonista tem corpo de robô com cérebro e alma humanos. Surge um diálogo complexo, difícil e necessário entre a matéria e a mente. O título em inglês, 'Ghost in the Shell', alude à frase “the ghost in the machine”, de Gilbert Ryle, em 'The Concept of Mind'.
O filósofo britânico critica nela a ideia do francês Descartes da diferença fundamental entre corpo ('shell') e mente ('ghost'). A expressão também é o título de livro do escritor Arthur Koestler, que aponta um movimento da humanidade rumo à autodestruição, principalmente na arena das armas nucleares.
Tudo isso leva à frase 'Não somos definidos por nossas lembranças; o que fazemos é o que nos define', fundamental no filme. Atualmente, a ação vem tomando o espaço do pensar. As demandas do mundo nos cercam e devoram e responder com o que se realiza surge como o único caminho. E, se nos esquecemos de vigiar o presente, imagine o amanhã...
Oscar D'Ambrosio, Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso