Da redação - Foco Cidade
O ex-prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz, fez duras críticas à situação em que se encontram as estradas das regiões de Confresa, Santa Cruz, São José do Xingú, Santo Antônio do Fontoura, entre outras, que estariam ilhadas, sem ligação com o restante do Estado. Segundo Percival, o acesso ao restante de Mato Grosso só pode ser feito pelo Pará ou pelo Tocantins. Percival destaca que mais de 2 mil caminhões permanecem atolados na região.
“As prefeituras não conseguem nem abastecer as máquinas velhas que possuem. Os produtores deram R$ 5 mil cada um para o sindicato ajudar na manutenção. O Fethab é descontado em todas comercialização de gado de forma adiantado.. O Araguaia-Xingú nunca esteve tão abandonados como agora. Até as patrulhas que faziam um meia-sola foram desarticuladas. Nem o Pará e Tocantins que não têm Fethab e chove mais que nosso estado, deixam as estradas como as nossas”, criticou o ex-prefeito.
O secretário estadual de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo Duarte, salientou que a BR-158 é de responsabilidade do governo federal.Ele explica ainda que o Estado já acionou o Dnit para tomar providências.
“A BR 158 é o principal eixo de escoamento da região e hoje está interrompido com a queda da ponte. Para as rodovias estaduais, o governo do estado repassou nesses dois anos aos municípios do Xingu quase R$ 50 milhões (2015-16) de FETHAB Rural e 300 mil litros de diesel para manutenção das rodovias não pavimentadas e ainda mantém 40 equipamentos na região em quatro patrulhas. A solução definitiva é asfalto. Fizemos 76km de asfalto na região nesses dois anos mas precisamos fazer muito mais e esse é nosso foco, enquanto repassamos recursos aos municípios para manter as rodovias não pavimentadas”, afirmou Marcelo Duarte.
O presidente da Frente Parlamentar de Logística em Transportes e Armazenamento, senador Wellington Fagundes, usou a tribuna na sessão desta terça-feira (4) para abordar o assunto.
“Quero mostrar algumas fotos do que está acontecendo lá na BR-158, no Vale do Araguaia, que liga toda a região do Vale do Araguaia aos portos no Pará e Itaqui, no Maranhão. Essa região é uma das últimas fronteiras agrícolas do País. Essa foto mostra uma ponte que se rompeu, dado o volume de água nessa região. Uma ponte rompendo, significa romper todo o trânsito da região, impedir todo o tráfego da região. Mas eu quero registrar que o DNIT já tomou todas as providências para restabelecer o tráfego. Agora, é claro, para restabelecer o tráfego no local em que houve o rompimento da ponte, tem que se tomar medidas emergenciais, e já foi convocado o Exército brasileiro. Há possibilidade, inclusive, de trazer uma ponte lá do Mato Grosso do Sul, de Aquidauana, uma ponte de ferro para ser montada emergencialmente. Claro que isso demora algum tempo, não é de um dia para o outro, mas o importante é que os engenheiros do DNIT estão lá, neste momento, já com toda a mobilização para que esse ponto seja resolvido”, afirmou o senador.
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