• Cuiabá, 21 de Novembro - 00:00:00

Impactos dos sistemas ERP modernos nos negócios

As empresas baseadas 100% em nuvem já entenderam que é necessário priorizar os fatores estratégicos certos. A abordagem correta determina o sucesso, da estrutura de tecnologia subjacente aos processos e fluxos de trabalho. Em um mundo que caminha para um ambiente cada vez mais digitalizado, tornou-se necessário que as organizações acompanhem constantemente as novas tendências em busca de competitividade e façam sua jornada de transformação digital.

Os sistemas legados, principalmente em um universo progressivamente dominado por Cloud, estão se tornando um fardo para as empresas. De acordo com o Gartner, até 2025, mais da metade dos gastos corporativos de TI serão com nuvem, visando melhorar processos e reduzir custos.

Em uma pesquisa recente da PwC, 78% dos executivos responderam que suas organizações adotaram a tecnologia de nuvem na maioria ou em todas as suas operações de negócios. Também foi constatado que o uso de softwares ERP em nuvem oferece mais de duas vezes o retorno relativo do investimento (ROI) do que um legado ou sistema local.

Existem alguns fatores que explicam por que o ROI é otimizado com um sistema ERP em nuvem. O mais evidente é a lucratividade aprimorada devido às estruturas de custos iniciais mais baixas. Além disso, os gastos contínuos de manutenção de hardware e equipe de TI são reduzidos. A segurança e a disponibilidade estão em um nível extremamente alto, já que são geralmente hospedados em datacenters robustos com monitoramento 24×7.

Do ponto de vista do usuário, um software de ERP em nuvem permite maior precisão das faturas. Portanto, os ciclos de cobrança podem ser reduzidos e não comprometer o fluxo de caixa. A arquitetura funcional permite monitorar o desempenho financeiro por meio de análises de última geração. Isso ajuda a comparar situações orçamentárias além de possibilitar a criação e implementação de mudanças e ações necessárias.

ERPs inteligentes

Os sistemas de ERP inteligentes, com sua capacidade de integrar tecnologias avançadas como Inteligência Artificial (IA), aprendizado de máquina e análise preditiva, desempenha um papel fundamental para alcançar o crescimento sustentável dos negócios. Eles não apenas automatizam os processos, como também fornecem insights acionáveis ??para tomar decisões fundamentadas em dados.

Ao aproveitar o poder da IA ??e do aprendizado de máquina, esses sistemas podem analisar grandes quantidades de dados, identificar padrões e prever tendências futuras. Essa capacidade preditiva permite que as empresas antecipem as mudanças do mercado, as necessidades dos clientes e os riscos potenciais, facilitando assim a tomada de decisões proativas.

Além da eficiência operacional, os sistemas ERP inteligentes também contribuem para a sustentabilidade financeira. Eles fornecem dados precisos e oportunos, favorecendo o monitoramento do desempenho de perto. Eles também facilitam o orçamento e a previsão, ajudando as organizações a gerenciarem seus recursos.

As soluções de ERP cresceram de sistemas legados estáticos restritos para soluções escalonáveis ??e flexíveis baseadas em nuvem. Hoje, auxiliam as empresas a executar suas operações com mais eficiência, integrar dados de funções de negócios, aumentar a colaboração entre equipes e muito mais. Mas é preciso que as organizações busquem por soluções ERP modernas para colherem esses benefícios.

 

Roberto Abreu é sócio-diretor da Blend IT.



0 Comentários



    Ainda não há comentários.