O fim de um ano e o recomeço de outro costuma ser uma fase de planejamento e revisão de metas, tanto nas empresas quanto na vida pessoal. Para muitos profissionais, é também um momento de pensar sobre objetivos de carreira e o mercado de trabalho.
Segundo um estudo realizado pela Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o mercado de vagas de TI vive um crescimento exponencial. Até 2025, as empresas de tecnologia vão demandar cerca de 797 mil talentos no Brasil.
Mas, dentre tantas vagas, existem aquelas que são as preferidas dos profissionais, e também as mais disputadas. Por isso, para conseguir a posição que você deseja, existem algumas estratégias que podem dar maior destaque à sua candidatura durante um processo seletivo.
Confira algumas dicas para se destacar nas vagas e processos seletivos de TI:
1) Entenda as suas expectativas
Para começar, existem duas análises importantes para serem feitas: uma interna, para entender quais são os seus objetivos profissionais, e outra externa, para determinar qual é o perfil de empresa que você busca. E essa segunda análise é consequência da primeira: ter mais clareza sobre as suas expectativas vai ajudar a escolher as oportunidades certas.
Se você deseja seguir uma carreira como especialista ou na gestão de times, por exemplo, ou quer trabalhar numa startup ou enterprise, se prefere trabalho remoto ou híbrido, se planeja desenvolver-se em uma técnica específica... As possibilidades são infinitas, por isso é importante compreender o que deseja.
Saber o que quer e ter clareza sobre os seus objetivos é o primeiro passo para se destacar em um processo seletivo na área de TI.
2) Estude as etapas do processo seletivo
Outro ponto importante é realmente entender as etapas do processo seletivo e qual é o papel delas na análise da empresa sobre você. Afinal, as etapas de avaliação dos candidatos são os caminhos que a empresa possui para obter uma visão mais completa sobre a sua atuação profissional.
Por isso, é comum que envolvam a junção da análise do conhecimento técnico e comportamental, que podem ser feitos por diferentes abordagens. As mais comuns são o currículo e a entrevista. Veja algumas dicas para esses dois momentos:
Currículo
Com esse documento é que os profissionais de RH vão começar a compreender a linha do tempo da sua trajetória profissional. Um erro comum é inserir apenas a empresa de atuação e não mencionar as atividades desenvolvidas.
Lembre-se de descrever melhor quais eram as suas funções nos cargos anteriores, e também as ferramentas e técnicas que você usava. De preferência, o texto deve ser claro e conciso. Não envie o mesmo currículo para todas as oportunidades, faça modelos personalizados para o escopo de cada vaga, isso vai aumentar as chances de o currículo ser selecionado.
Uma forma de personalizar é ter uma versão do CV de fácil acesso, que você pode editar sempre que precisar, pode ser em um arquivo no Google Docs ou em uma versão personalizada no Canva. Estude o escopo de atuação daquela vaga e veja o que faz sentido manter no currículo e o que pode ser retirado.
Entrevista
A entrevista é o ponto alto do processo seletivo, etapa na qual provavelmente você vai construir o maior vínculo com a empresa, a oportunidade e as pessoas com quem vai trabalhar futuramente. É muito importante que você aproveite ao máximo essa oportunidade! Embora possa ser difícil, busque estar tranquilo para se apresentar como você se vê e compartilhar sua trajetória, expectativas e o que mais valoriza.
Também é na entrevista que se analisa o chamado "fit cultural'', que pode ser explicado como a conexão entre quem está concorrendo a uma vaga e a cultura. Essa visão é essencial para entender o quanto essa pessoa poderá ser feliz na empresa, o quanto ela poderá encontrar o que busca e valoriza.
Durante a conversa, podem perguntar sobre situações vividas e como você lidou e conseguiu resolver.
Nesse cenário, as chamadas "soft skills", também compreendidas como habilidades pessoais, ganham cada vez mais destaque. Por exemplo, capacidades socioemocionais, pois cada colaborador lida com a pressão e as obrigações de forma diferente. Entender isso ajuda a criar um ambiente mais saudável para todos.
Profissionais que apresentam uma distância muito grande entre os pilares de habilidades técnicas e comportamentais podem ter um desafio maior no processo de desenvolvimento. Quanto mais os dois forem desenvolvidos, mais sustentável será o crescimento.
Por isso, o conhecimento técnico é importante, mas também a capacidade de comunicar e compartilhar esse conhecimento com os colegas. Para compreender os valores e a cultura organizacional da empresa que oferece a vaga, confira as redes sociais e site oficial dela.
3. Prepare-se para o processo seletivo
Tenha uma organização dos processos seletivos para os quais está se candidatando. Quanto mais você souber sobre a vaga e a empresa, e demonstrar entendimento sobre qual vaga está concorrendo, maior será a conexão e a possibilidade de compreender as expectativas.
Pode até ser que tentar todas as vagas que aparecerem te leve a uma contratação rápida, mas nem sempre isso reflete em conseguir uma oportunidade alinhada com o que você espera para a sua carreira. É importante entender que independente do volume de candidaturas, o mais importante é garantir que estejam alinhadas aos seus objetivos.
Estude o escopo de atuação da vaga, procure saber mais sobre a empresa, a equipe e até mesmo quem são os clientes. Hoje, existem muitas plataformas que podem ajudar nisso, como LinkedIn, Glassdoor e Reclame Aqui. Verifique também se a empresa não possui um guia ou vídeo explicativo sobre o processo de recrutamento.
Outra maneira de fazer essa pesquisa é verificar as redes sociais da empresa para entender quais são os temas relevantes e sobre o que ela fala com o seu público.
Em meio às publicações podem existir posts voltados para a comunicação com candidatos. Isso pode ajudar a entender melhor a relação da empresa com os funcionários, a cultura e o que ela espera dos colaboradores, incluindo as novas contratações.
4. Tire suas dúvidas
Ao longo de todo o processo seletivo, fazer perguntas será sua maior ferramenta para entender o que se espera da sua atuação e como as situações são vividas dentro da empresa. Não hesite em fazê-las. É importante que se prepare e compreenda qual seu objetivo com cada questionamento. E após as conversas analise como se sentiu com as perguntas e com as respostas dadas.
Perguntas como salário, benefícios e até como funcionam os processos de aumento salarial são importantes para entender a vaga de maneira global. Elas podem inclusive contar positivamente, indicando que você é uma pessoa organizada e que sabe o que quer para a sua carreira.
5. Confie no seu conhecimento e siga em frente
Acima de tudo, é importante confiar no histórico de conhecimento que você tem e na sua capacidade para ocupar aquela vaga. Formule respostas genuínas com base no seu perfil profissional.
Lembre-se que nem sempre a pessoa com o maior conhecimento técnico é contratada, justamente porque, como mencionado antes, o processo seletivo considera também a análise comportamental de cada candidato.
Na minha atuação como Head de Gente & Gestão, busco desenvolver processos seletivos que sejam proveitosos para todos os envolvidos. Muito mais que uma seleção de candidatos, é um momento de conhecer pessoas e entender o momento de cada um. E lembre-se que, embora um resultado negativo agora possa não ser o retorno que você espera, ele pode gerar aprendizado e ser a conexão que você precisa para uma oportunidade futura.
Espero que as dicas te ajudem a começar 2023 com o pé direito. Até a próxima!
*Livia Freitas é graduada em Psicologia e especialista em Gestão de Pessoas, com mais de 10 anos de experiência em atração, seleção e gestão de talentos. Hoje, é Head de Gente & Gestão na Minds Digital, Voice IDtech pioneira em biometria de voz para prevenção de fraudes.
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