A educação vem se tornando um desafio cada vez maior para todos. A sociedade precisa de profissionais cada vez mais qualificados, tanto em termos de conhecimento tecnológico como de valores humanos. Os indivíduos, por sua vez, necessitam ter um número cada vez maior e melhor qualificado de experiências para poder tomar melhores decisões.
Enfrentar a vida significa, em boa parte, fazer escolhas constantemente. Entre cada pessoa e a sociedade está a escola, desde o ensino básico ao superior. Participar de uma instituição de ensino, em qualquer nível e função, é, nesse sentido, ter a oportunidade e a responsabilidade de contribuir para a formação de indivíduos.
E isso demanda o desenvolvimento pessoal de numerosas habilidades, aperfeiçoadas ao longo do tempo. É essencial desenvolver o lado emocional e a capacidade de avaliar situações diversas e adversas. Nesse processo, ser criativo e surpreendente é essencial. Para isso, torna-se indispensável entender a diversidade como potencial de êxito coletivo.
Atuar como educador significa, portanto, construir pontes entre as pessoas e a sociedade, pois de pouco adiantam indivíduos geniais que não respeitem o todo; ou uma coletividade aparentemente bem-sucedida que não tenha olhar para cada pessoa. Educar é isso: erguer sólidas pontes feitas com delicadas pétalas de flores.
Oscar D'Ambrosio é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, onde atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa.
Ainda não há comentários.