O eleitorado de Sorriso (a 397 km de Cuiabá) passa a contar com dois novos locais de votação no município a partir das Eleições Gerais de 2026: a Faculdade Atenas e a Escola Militar Tiradentes. A determinação partiu do Juízo da 43ª Zona Eleitoral, ao estabelecer a criação de quatro seções eleitorais, sendo duas por local de funcionamento. As Portarias nº 08/2015 e nº 09/2025, assinadas em 27 de novembro do ano passado, entraram efetivamente em funcionamento nesta quarta-feira (14).
Enquanto a Escola Militar Tiradentes está localizada na Rua Nevada, nº 17, bairro Portal Kaiabi, a Faculdade Atenas está situada na Estrada Vicinal, nº 1.199, na área de extensão urbana do município, ao término do bairro Rota do Sol. As portarias estabelecem que cada seção eleitoral tem capacidade para até quatrocentos eleitores, sendo admitido desmembramento ou ampliação, conforme a necessidade ou a evolução no número de eleitores alocados.
“Os novos locais de votação possuem toda a infraestrutura, segurança, suporte logístico, acessibilidade e dignidade para eleitores e servidores da Justiça Eleitoral e foram criados para o regular funcionamento da seção eleitoral, em especial durante o período eleitoral”, argumentou nas portarias a juíza eleitoral da 43ª ZE, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano.
A chefe do Cartório Eleitoral no município, Andréia Oliveira Lima, explica que os locais passaram por vistoria técnica que confirmou a capacidade de abrigar seções eleitorais. Tanto a Escola Militar Tiradentes quanto a Faculdade Atenas vão atender, inicialmente, novos eleitores, o que não impede que, pela localização, possam ser locais para eleitores que desejam mudar de domicílio.
“Os locais mais próximos já estão lotados ou com sua capacidade máxima atingida, o que motivou a criação dos novos locais. A Escola Arlete, localizada na mesma região da Faculdade Atenas, possui 14 seções eleitorais e todas já atingiram sua capacidade. Os novos locais possuem estrutura e capacidade para o caso de ampliação no número de seções”, relatou Andréia.
Sorriso, na região norte de Mato Grosso, possui um eleitorado de 72.587 pessoas aptas a votar, das quais 66.901 já fizeram o cadastramento biométrico, o equivalente a 92,17%, enquanto 5.686 eleitores e eleitoras ainda não realizaram a coleta biométrica. Até o momento, 18 municípios mato-grossenses atingiram a meta da campanha Biometria 100%, coordenada pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso (CRE-MT), que estabeleceu pelo menos 98% de cobertura biométrica por município.
Estrutura e atendimento
Para receber atendimento da Justiça Eleitoral, basta apresentar um documento oficial com foto, na versão física ou digital. O eleitor ou a eleitora sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de alistamento, transferência ou mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço, em documento físico ou digital. Qualquer eleitor ou eleitora pode ser atendido(a) em cartórios ou postos de atendimento da Justiça Eleitoral em qualquer parte de Mato Grosso — não é necessário votar no local ou residir na cidade onde a ação é realizada.
Em Sorriso, o eleitor ou a eleitora pode ser atendido(a) nos seguintes locais:
Central de Atendimento Ganha Tempo Central
Rua Mato Grosso, 2.458
(66) 3199-0781 / (66) 3166-0782 / (66) 3199-0781
De segunda a sexta-feira, das 7h às 13h
Central de Atendimento Ganha Tempo Zona Leste
Rua Panambi, 350
(66) 3199-0781 / (66) 3199-0781 / (66) 3199-0782
De segunda a sexta-feira, das 7h às 13h
Cartório da 43ª ZE
Rua Canoas, nº 583, Centro Sul
(66) 3199-0781 / Fax: (66) 3199-0782 / (66) 3199-0781 / (66) 3199-0782
zona43@tre-mt.jus.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30
Biometria
A biometria é um processo de identificação por meio das impressões digitais, coletadas e armazenadas pela Justiça Eleitoral. É pessoal e intransferível, garantindo que cada eleitor vote apenas uma vez e evitando que alguém se passe por outra pessoa no momento da votação. Representa um avanço tecnológico que fortalece a segurança e a inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Por Anderson Pinho/Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido