A segunda cidade mais populosa de Mato Grosso, Várzea Grande, receberá dois mutirões nessa semana, quinta-feira (11) e sexta-feira (12). Os atendimentos iniciam às 15 horas e seguem até a noite, às 21 horas, dando mais acessibilidade ao eleitorado que trabalha durante o dia. O foco é o cadastramento biométrico de eleitores e eleitoras, uma vez que, no município, 12.386 estão sem a biometria.
Na quinta-feira (11), os atendimentos acontecem no Senai por meio do ônibus da Justiça Eleitoral Móvel (JEM), com a localização na Avenida Dom Orlando Chaves, n° 1536, no bairro Cristo Rei. E sexta-feira (12) a Escola Estadual Prof. Fernando Leite de Campos, localizada na Avenida Alzira Santana, n°347, no Centro da cidade receberá o eleitorado.
“A Justiça Eleitoral está realizando estes mutirões para ampliar o acesso do eleitor aos serviços, especialmente à coleta biométrica, que é essencial para a regularização da situação eleitoral. Nosso objetivo é atender o maior número possível de pessoas antes do período de maior demanda, evitando transtornos futuros, como pendências no CPF ou dificuldades no acesso a serviços públicos. As ações foram direcionadas a regiões onde identificamos maior concentração de eleitores sem biometria, como os bairros Cristo Rei e Centro”, afirmou o chefe do Cartório da 49ª ZE, Igor Burini.
Ao todo, 93,42% da população do município já está cadastrada biometricamente, representando 175.828 eleitores.
Serviços oferecidos
A Justiça Eleitoral levará para os mutirões todos os serviços oferecidos no cartório eleitoral: alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio, emissão de segunda via do título de eleitor e de guia para recolhimento de multa eleitoral, além da possibilidade de regularização da situação eleitoral.
Documentos necessários
Para o atendimento, o eleitorado deve apresentar um documento oficial com foto, físico ou digital. No mutirão, o eleitor ou a eleitora sai com o título em mãos e recebe orientação para baixar o título digital (com foto) por meio do aplicativo e-Título. Em casos de mudança de domicílio, é necessário apresentar um comprovante de endereço.
Qualquer cidadão tem o direito de ser atendido em mutirões da Justiça Eleitoral. Não é preciso votar ou residir na cidade onde a ação é realizada.
Entenda o que é biometria
A biometria é uma ferramenta de identificação por meio da impressão digital, que é coletada e armazenada, garantindo a proteção e que cada eleitor vote apenas uma vez, sem o risco de falsidade ideológica.
É um marco na tecnologia, que representa um avanço na proteção e inclusão no processo de votação. Ela impede a duplicidade no cadastro, assegura a autenticidade do eleitor, garante agilidade na identificação, reduz filas, otimiza o tempo de votação, promove acessibilidade e aumenta a confiabilidade dos resultados das eleições.
Por estagiária Natália Sarturi (supervisão de Daniel Dino) - Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande
Vitória para Mato Grosso. Conquista para o Brasil!
IPCA vai a 0,33% em dezembro e fecha 2025 em 4,26%, abaixo da meta
TJ crava: desconto em conta salário é considerado indevido