O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, é referência no tratamento da doença falciforme no estado. No momento, a unidade atende 599 pacientes com a patologia.
Solangela Pereira da Silva, de 50 anos, realiza o tratamento contra a anemia falciforme no MT Hemocentro desde 1994. Dia Nacional da Luta pelos direitos da pessoa com Doença Falciforme, comemorado nesta segunda (27.10), ela destaca que a unidade exerce papel fundamental no seu tratamento.
“Aqui a referência é o Hemocentro e estou morando aqui desde 1994 por causa disso. Por ser uma patologia que você já nasce com ela, requer tratamento e acompanhamento. Do tempo que eu comecei a tratar no Hemocentro para os dias de hoje eu estou melhor, eu já tive muita crise e agora não tenho mais”, destacou.
Na unidade, o paciente recebe diversos tipos de atendimento, como consultas regulares com médico hematologista para acompanhamento e tratamento ambulatorial, acompanhamento com uma equipe multidisciplinar e exames regulares de rotina e acompanhamento. Quando necessário, os pacientes também realizam transfusões e infusão de medicamentos no ambulatório.
De acordo com médico cancerologista pediátrico e hematologista da SES, Wolney de Oliveira Taques, a doença falciforme é caracterizada como uma doença que as hemoglobinas têm formato de foice e possuem baixa vida útil.
“A anemia falciforme é um tipo de anemia hereditária, ou seja, genética, em que há alteração da estrutura da hemácia, ela vai se transformar em forma de foice e dessa forma será destruída precocemente. A destruição dessa hemácia é a principal característica da doença. Então, é anemia, porque a vida útil da hemácia, que normalmente vive em torno de 90 a 120 dias, reduz drasticamente entre 30 a 60 dias”, explicou.
Ainda segundo o médico, a patologia apresenta vários sintomas. “As pessoas podem apresentar anemia crônica, podem ter icterícia por causa da destruição precoce das hemácias, aumento de hemoglobina e crises de dor. Esses pacientes também têm sintomas relacionados a infecções, especialmente em crianças abaixo de 5 anos de idade”, acrescentou.
O Teste do Pezinho ou Triagem Neonatal é a forma mais efetiva e precoce de detectar a anemia falciforme.
Por Maria Eduarda Belchior/Sob a supervisão de Ana Lazarini/SES-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande