Deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram em segunda e última votação, na quarta-feira (22), por unanimidade, Projeto de Lei 1215/2025, do Poder Executivo, que cria o Prêmio Anual de Jornalismo do Governo de Mato Grosso. O prêmio é destinado aos profissionais que mais se destacarem na cobertura de fatos que ressaltem e valorizem o estado de Mato Grosso. A primeira edição do prêmio leva o nome do saudoso jornalista Ademar Andreola.
Com a decisão, o governo do estado acompanha o entendimento da Assembleia Legislativa, que recentemente também criou um prêmio de jornalismo visando reforçar boas práticas, veracidade, lisura, transparência e principalmente combater notícias falsas, as fake news, que acabam desestabilizando setores da sociedade e até mesmo causando prejuízos de diversas dimensões.
Conforme o governo, o projeto objetiva “estabelecer um prêmio anual de jornalismo, no âmbito do Estado de Mato Grosso, para os melhores profissionais que se destacarem no exercício de suas atividades. Para tanto, as matérias a serem avaliadas no concurso regido pela proposta devem ter como objeto o Estado de Mato Grosso, ressaltando suas potencialidades valorizando-o no cenário nacional e internacional”.
“A presente proposição busca conferir enfoque positivo ao Estado, garantindo espaço e lugar de destaque às matérias e reportagens que valorizem a região e divulguem as ações e projetos desenvolvidos, no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que incentivem práticas inovadoras em todas as áreas, consoante com os princípios da produção e programação das emissoras de rádio e televisão, previstos no art. 221, incisos I, II, III e IV da CF/88”.
Cita ainda a justificativa que “o estabelecimento do prêmio, como pretende o projeto, incentivará os profissionais da área a oferecer um trabalho de excelência, com responsabilidade e profundidade, ajudando o Estado de Mato Grosso a construir uma sociedade mais democrática, justa e próspera, uma vez que as matérias jornalísticas destacando o seu potencial podem contribuir imensamente com o desenvolvimento estadual, em diversas áreas”.
A premiação vai ser dividida em cinco categorias: jornal impresso, para reportagens em texto publicadas em jornais e revistas; internet, para reportagens publicadas em sites, vídeo, para reportagens veiculadas em canais de televisão ou publicados em plataformas digitais de vídeos, sendo possível também episódios de podcasts publicados em plataformas de vídeo; áudio, para reportagens em áudio veiculadas em emissoras de rádio, sendo também aceitos episódios de podcast publicados em plataformas de streamings, e fotografia, para a melhor foto ou série de fotos publicadas em veículo impresso ou digital. De forma excepcional, a categoria leva o nome do fotojornalista Marcos Vergueiro.
Por Flávio Garcia/Secretaria de Comunicação Social-ALMT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800
Operação da PM derruba tráfico de drogas em Várzea Grande