A Campanha Nacional de Multivacinação, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com Estados e prefeituras, terá o Dia D neste sábado (18.10), com foco na vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade.
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) distribuiu 500 mil doses de vacina para os 142 municípios e mobiliza as equipes de saúde para que recebam um grande público nos postos de vacinação.
Nesta sexta-feira (17), é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, mais uma oportunidade de conscientização sobre a imunização como medida de prevenção de doenças.
“O Dia D é uma oportunidade para que os pais que trabalham durante a semana possam se dirigir às UBSs [Unidades Básicas de Saúde] para vacinar seus filhos gratuitamente. Vamos proteger a população mato-grossense e prevenir a reintrodução de doenças como o sarampo”, destacou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a Secretaria trabalha com o compromisso de manter a população livre de doenças que possam ser imunizadas.
“Quero lembrar a todos que o ato de vacinar mudou a história do nosso país. Pais ou responsáveis, levem os seus filhos e mantenham a caderneta vacinal deles atualizada. Se tem dúvidas sobre a vacinação, busque um profissional de saúde qualificado para dar todas as orientações necessárias. Vacinas são seguras”, enfatizou Alessandra.
Os não vacinados contra o HPV (papilomavírus humano), febre amarela e sarampo estão entre as prioridades da campanha.
Estarão disponíveis vacinas contra BCG, rotavírus, pneumocócica-10 valente, meningocócica C, meningocócica ACWY, pentavalente, poliomielite, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A, hepatite B, dupla adulto, HPV e dTpa.
A vacina contra BCG tem cobertura vacinal de 99,1%, sendo a única no Estado acima da vacinação ideal, de 90%. A dose contra rotavírus tem a mesma meta, mas está com cobertura de 84,1%.
As vacinas tríplice viral (90,1% na primeira dose), pneumocócica-10 (87,1%), meningo C (83,8%), poliomielite (81,2%), febre amarela (72,5%), pentavalente (81,7%), varicela (67,9%) e hepatite A infantil (77,9%) estão abaixo da cobertura ideal de 95%, conforme atualização do painel da última terça-feira (14).
Por Luiza Goulart/SES-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025 após tarifaço
Volta às aulas e material escolar: Procon-MT alerta sobre direitos
TJ alerta: CNH definitiva só pode ser cassada após processo
Código de defesa do contribuinte ou do fisco?
Tribunal de Justiça: cancelamento de hospedagem gera indenização
Golpe do falso advogado: TJ barra descontos de empréstimo
Operação apreende mais de 540 kg de cocaína na fronteira
PC prende acusado de série de crimes contra motoristas de aplicativos
Ministro anuncia renovações automáticas de CNH para bons motoristas
Estudo aponta aumento de preço da cesta básica: mais de R$ 800