O experimento audiovisual "LIBERTAS – A Voz das Esquecidas" terá sua primeira exibição pública nesta terça-feira (08.07), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá.
A produção aborda histórias de mulheres egressas do sistema prisional por meio de uma nova perspectiva narrativa. A sessão especial de lançamento é aberta ao público em geral e a entrada é gratuita. O evento contará com a presença da equipe e das entrevistadas para uma roda de conversa após a exibição, seguida por coquetel de estreia.
Sinopse
Duas amigas engajadas e produtoras de conteúdo conhecem duas mulheres com histórias de vida diferentes, porém com um ponto em comum: são egressas do sistema prisional e buscam uma vida digna.
O filme oferece um breve relato do cotidiano dessas mulheres e mostra como é possível recomeçar um sonho com o apoio de fundações e instituições voltadas ao bem-estar e à reinserção social.
Com apresentação de Beatriz Arruda e Katielle, do programa Papo de Domingo, o filme acompanha as trajetórias de Cleici e Elizete, revelando a força, os talentos e os sonhos que as impulsionam a seguir em frente. A obra busca provocar empatia e reflexão, mostrando que essas histórias vão além dos erros do passado.
A direção e o roteiro são assinados por Anna Magalhães, cuiabana de 34 anos, com 14 deles dedicados ao audiovisual. Anna iniciou sua carreira como produtora e hoje atua como primeira assistente de direção, diretora de cena e roteirista. Em sua trajetória, participou de grandes projetos e produções como o Box de Curtas (2017), o longa Loop (2018), 5 Tipos de Medo (2023), além dos documentários Barão de Melgaço e Tipos Mato-grossenses, e curtas premiados como Trovão sem Chuva e Reagente, entre diversos trabalhos publicitários de alcance nacional.
"Uma história só é bem contada se todas contarem juntas, com sensibilidade e muito respeito. Vamos seguir caminho para que cada vez mais mulheres contadoras de histórias sejam ouvidas e vistas", destaca a diretora.
A idealizadora e produtora executiva do projeto, Andressa Mendes, reforça que o documentário também se desdobrou em ações práticas, como a oferta de cursos de capacitação em geração de renda para mulheres egressas do sistema prisional — um passo importante para sua inclusão e autonomia.
“Nosso foco é dar voz e vez a essas mulheres, transformando-as em protagonistas por meio de novas narrativas e de um audiovisual acessível”, afirma Andressa.
O projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, e conta com o apoio da Associação SOLAR e da Fundação Nova Chance.
LIBERTAS – A Voz das Esquecidas
Ano: 2025
Duração: 18 min 20 s
Gênero: Docuficção
Ficha Técnica
Diretora e Roteirista: Anna Magalhães
Ideia Original e Produção Executiva: Andressa Mendes
Assistente de Direção e Direção de Produção: Raylla Borges
Direção de Fotografia: Cauê Onire
Edição, Cor e Finalização: Maria Rita Costa
Operador de Som: Mateus Campione
Entrevistadoras:
Beatriz Arruda
Katielle
Entrevistadas:
Elizete
Cleici
Assistente de Produção e Mídias Sociais: Stephanie Carvalho
Assistente de Produção e Jurídico: Pâmella Romero
Assessoria de Imprensa: Hannah Marques
Elétrica e Maquinário: Jailço Junior
Drone: Mário Silvestrini
Libras: Rute Santana
Fonte: Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: homem é preso com quase 3 mil arquivos de pornografia infantil
TCE: parecer favorável à aprovação das Contas 2024 do Governo de MT
CPMI do INSS: senador pede legislação que dê segurança aos aposentados
Assalto violento em fazenda: TJ nega redução de pena
Após incêndio em veículo, Justiça condena empresa de ônibus
Polícia Federal desmantela grupo acusado de crime de moeda falsa
Operação Ruptura da Polícia Civil mira facções em Mato Grosso
Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
Decisão: intimação eletrônica equivale à pessoal em processos
42 anos da FCDL-MT: uma trajetória de fortalecimento do comércio e desenvolvimento para Mato Grosso