O Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso (PJMT) alerta a população para redobrar a atenção com mensagens eletrônicas que não sejam de e-mails oficiais da instituição, aquelas em que o endereço não terminam com “.jus.br”.
O objetivo principal desse tipo de comunicação fraudulenta é induzir o destinatário a clicar em links maliciosos, que podem levar ao roubo de dados pessoais, bancários e até mesmo ao controle do telefone ou computador.
A coronel Jane Souza Melo, responsável pela Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, também alertou sobre golpes disseminados por meio do WhatsApp. Segundo ela, o PJMT tem recebido informações de que advogados estão sendo informados por clientes sobre o recebimento de falsas sentenças com notícias de pagamento em processos judiciais.
Além disso, tem ocorrido a divulgação de supostas vagas de trabalho que solicitam currículos – documentos repletos de informações pessoais, mas que não têm origem oficial, já que utilizam domínios como “.gmail.com” ao invés de “.jus.br”.
"Os criminosos copiam dados reais dos processos, incluindo números, nomes de magistrados e comarcas, além de utilizarem, de forma grosseira, o logo e o nome do Tribunal. Para quem trabalha no Judiciário, a fraude é evidente, mas os jurisdicionados nas comarcas, muitas vezes leigos, acabam acreditando nas informações falsas", explicou a coronel.
A Direção do TJMT reforça que o canal oficial para tratar de processos judiciais é o PJe.
Por Josiane DalmagroCoordenadoria de Comunicação do TJMT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
TJ crava: paciente com transtorno mental tem direito a internação
Resposta ao desafio
Decreto do Governo de MT: novas regras para consignados
Várzea Grande confirma que retoma licitação para contratar instituição financeira
Presos no Vórtex da Internet: Como Escapar do Loop Digital
AL: urgência sobre projeto que reduz Fethab sobre abate de vacas
A proteção das crianças na Internet: indefinição jurídica que enfraquece a responsabilização e favorece a impunidade
Como a Lei do Bem pode ajudar a reduzir a fuga de cérebros no Brasil
Governador prorroga Programa de Incentivo à Cultura do Algodão até 2032
Crescer é essencial, mas com critério e cuidado