O esporte e a inclusão social são duas bandeiras defendidas pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD). Para unir essas causas, ele foi o autor do projeto que deu origem à Lei nº 12.821/2025, que institui o Dia Estadual do Atleta Surdolímpico em Mato Grosso, em reconhecimento à representatividade e valorização dos desportistas com deficiência auditiva que enfrentam limites, superam obstáculos e conquistam espaços em campeonatos regionais e nacionais.
“Essa lei é um reconhecimento aos nossos atletas surdos, que vêm se destacando cada vez mais em nosso estado. Eles são a prova de que o esporte transforma vidas. Nos últimos anos, temos testemunhado suas conquistas, o aumento do respeito por seus trabalhos e sua inclusão no cenário esportivo. Esses atletas merecem o nosso reconhecimento e devem servir de inspiração para outras pessoas com deficiência que desejam praticar atividades esportivas”, ressaltou o parlamentar.
Wilson destacou importantes competições que comprovam o talento dos atletas surdos mato-grossenses, como a conquista do 5º lugar no Campeonato Brasileiro de Futebol em Campo, em 2022. Ele também mencionou a convocação para os 6º Jogos Pan-Americanos de Surdos, em 2024.
“São exemplos que mostram que é possível superar limitações. E, neste ano de 2025, tivemos a alegria de ver o jogador de futsal Heitor Wallas, da modalidade surdez, ser convocado para os jogos preparatórios da Copa do Mundo. É isso aí, Mato Grosso fazendo a diferença na inclusão social”, comentou o deputado.
No início de fevereiro, o surdoatleta mato-grossense Heitor Wallas foi oficialmente convocado e, no dia 28 do mesmo mês, a lei de autoria de Wilson Santos foi sancionada pelo Governo de Mato Grosso. A nova norma inclui o Dia Estadual do Atleta Surdolímpico, comemorado em 10 de setembro, no calendário oficial do estado. “A escolha da data se deve à conquista da primeira medalha surdolímpica do Brasil por um atleta mato-grossense, além de setembro ser o mês em que se celebra o Dia Mundial do Surdo”, justificou o parlamentar.
Por Samantha dos Anjos/ALMT


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Por unanimidade, 1ª Turma do STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro
Das Sombras da Mente à Luz do Presente: Um Antídoto para o Sofrimento Inútil
Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro
O Congresso finalmente enfrenta o crime organizado
Como o exercício ajuda o cérebro a vencer a dependência
Os Tentáculos de Teerã
PC: operação desmantela facção por crime de extorsão de empresários
Defeitos em câmbio de carro novo: TJ manda indenizar consumidor
Estado: Sinfra confirma restauração da Avenida Jurumirim
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores