Da Redação
A prefeitura de Cuiabá avisa: "neste sábado (10), será realizado o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Cuiabá. A mobilização visa ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre os grupos prioritários que, até o momento, ainda apresentam índices abaixo do ideal. Desde o início da campanha, em 7 de abril, já foram aplicadas 21.671 doses da vacina, o que representa pouco mais de 20% do público-alvo estimado".
A gestão acrescenta:
A campanha segue até o fim do mês e é fundamental para proteger a população mais vulnerável contra os três principais tipos de vírus da gripe, Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A vacina está disponível em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.
O público prioritário inclui, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, idosos (60 anos ou mais), povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários, e dos Correios, pessoas com deficiência permanente ou doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A vacinação anual é recomendada devido à capacidade de mutação do vírus influenza. A imunização ajuda a prevenir complicações graves, internações e óbitos causados pela gripe, especialmente em pessoas com maior risco.
A secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Catarina Célia de Araújo, destacou a importância do Dia D como uma oportunidade de acesso à vacinação para quem não consegue se imunizar durante a semana.
“Todas as nossas Unidades Básicas de Saúde estarão abertas neste sábado, com equipes completas e preparadas para atender a população. O Dia D é uma estratégia essencial para alcançar aquelas pessoas que têm dificuldades em buscar a vacina nos dias úteis. Precisamos aumentar essa cobertura para garantir a proteção dos grupos mais vulneráveis”.
Além disso, a secretária, que toma a vacina anualmente, reforça a eficácia da imunização. “Já tive gripe mesmo vacinada, mas nunca uma forma grave. A vacina ajuda a evitar complicações sérias da doença”.
Para se vacinar, basta comparecer a uma UBS com documento de identificação, caderneta de vacinação e, quando necessário, um comprovante de pertencimento ao grupo prioritário, como laudo médico ou documento funcional.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação é segura, gratuita e salva vidas. Mobilize-se, proteja-se e incentive quem está ao seu redor a fazer o mesmo. Neste sábado, vá até a UBS mais próxima e garanta sua dose contra a gripe.
Com Letícia Kathucia/Secom


Ainda não há comentários.
Veja mais:
PM prende homem no interior após ameaçar matar familiares
Por unanimidade, 1ª Turma do STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro
Das Sombras da Mente à Luz do Presente: Um Antídoto para o Sofrimento Inútil
Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro
O Congresso finalmente enfrenta o crime organizado
Como o exercício ajuda o cérebro a vencer a dependência
Os Tentáculos de Teerã
PC: operação desmantela facção por crime de extorsão de empresários
Defeitos em câmbio de carro novo: TJ manda indenizar consumidor
Estado: Sinfra confirma restauração da Avenida Jurumirim