A primeira-dama e vereadora Samantha Iris comemorou a visita de 240 meninas do Programa Siminina ao Aquário Municipal Justino Malheiros, realizada na terça-feira (15).
A programação de passeios começou com as unidades Siminina dos bairros Capão do Gama, Novo Colorado e do Distrito do Sucuri. Até a próxima semana, todas as meninas atendidas em 16 unidades do programa participarão da visitação comemorativa ao aniversário de Cuiabá.
Samantha Iris também entregou uma singela lembrança alusiva à Páscoa e reuniu a criançada para conhecer o Sansão Gigante, em exibição até 21 de abril em frente ao Museu do Rio. Segundo ela, o projeto pretende levar as meninas de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade econômica e social a outros pontos turísticos de Cuiabá.
“É muito importante essa visitação. Fizemos uma programação para trazer todas as meninas de todas as unidades do Siminina para conhecer o aquário. Elas passeiam, interagem e ganham conhecimento ambiental. Elas estão gostando muito! É muito bom proporcionar essa experiência para elas. Hoje, nossa parceria é com a Prefeitura, mas buscamos outras parcerias para ampliar as visitações”, afirmou a primeira-dama.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), Fernando Medeiros, enfatizou que o atendimento agendado no aquário municipal garante inclusão e conhecimento aos visitantes. A Secretaria oferece orientação com profissionais biólogos, que explicam a importância dos cuidados com os animais, além de informações sobre os mais de 600 peixes, distribuídos em aproximadamente 22 espécies organizados em três biomas: Amazônia, Pantanal e Cerrado. Medeiros destacou que após a determinação de gratuidade para visitação, estabelecida pelo prefeito Abilio Brunini, mais de 150 visitantes já conheceram o espaço.
Ivete Carneiro, coordenadora do Programa Siminina, explica que nem todas as famílias têm condições de proporcionar o passeio e a ação do Poder Público é essencial para garantir lazer as pequenas.
“Hoje de manhã trouxemos 122 meninas, agora temos 118. Marcamos outro grupo para amanhã, nos períodos matutino e vespertino. As visitações continuam na semana que vem. Queremos trazer todas elas. Me emociono com a alegria delas. Trabalhamos com meninas em situação de vulnerabilidade, e muitos pais não conseguem trazê-las. Então, elas podendo vir agora, e vejo que estão aproveitando. É muito gratificante.”
Por Adriana Assunção/Secom

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal