A primeira-dama e vereadora Samantha Iris comemorou a visita de 240 meninas do Programa Siminina ao Aquário Municipal Justino Malheiros, realizada na terça-feira (15).
A programação de passeios começou com as unidades Siminina dos bairros Capão do Gama, Novo Colorado e do Distrito do Sucuri. Até a próxima semana, todas as meninas atendidas em 16 unidades do programa participarão da visitação comemorativa ao aniversário de Cuiabá.
Samantha Iris também entregou uma singela lembrança alusiva à Páscoa e reuniu a criançada para conhecer o Sansão Gigante, em exibição até 21 de abril em frente ao Museu do Rio. Segundo ela, o projeto pretende levar as meninas de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade econômica e social a outros pontos turísticos de Cuiabá.
“É muito importante essa visitação. Fizemos uma programação para trazer todas as meninas de todas as unidades do Siminina para conhecer o aquário. Elas passeiam, interagem e ganham conhecimento ambiental. Elas estão gostando muito! É muito bom proporcionar essa experiência para elas. Hoje, nossa parceria é com a Prefeitura, mas buscamos outras parcerias para ampliar as visitações”, afirmou a primeira-dama.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), Fernando Medeiros, enfatizou que o atendimento agendado no aquário municipal garante inclusão e conhecimento aos visitantes. A Secretaria oferece orientação com profissionais biólogos, que explicam a importância dos cuidados com os animais, além de informações sobre os mais de 600 peixes, distribuídos em aproximadamente 22 espécies organizados em três biomas: Amazônia, Pantanal e Cerrado. Medeiros destacou que após a determinação de gratuidade para visitação, estabelecida pelo prefeito Abilio Brunini, mais de 150 visitantes já conheceram o espaço.
Ivete Carneiro, coordenadora do Programa Siminina, explica que nem todas as famílias têm condições de proporcionar o passeio e a ação do Poder Público é essencial para garantir lazer as pequenas.
“Hoje de manhã trouxemos 122 meninas, agora temos 118. Marcamos outro grupo para amanhã, nos períodos matutino e vespertino. As visitações continuam na semana que vem. Queremos trazer todas elas. Me emociono com a alegria delas. Trabalhamos com meninas em situação de vulnerabilidade, e muitos pais não conseguem trazê-las. Então, elas podendo vir agora, e vejo que estão aproveitando. É muito gratificante.”
Por Adriana Assunção/Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Avanços: Governo de MT lança pacote de serviços digitais
Setor aéreo bate recorde com 11,6 milhões de passageiros em julho
TJ crava: paciente com transtorno mental tem direito a internação
Resposta ao desafio
Decreto do Governo de MT: novas regras para consignados
Várzea Grande confirma que retoma licitação para contratar instituição financeira
Presos no Vórtex da Internet: Como Escapar do Loop Digital
AL: urgência sobre projeto que reduz Fethab sobre abate de vacas
A proteção das crianças na Internet: indefinição jurídica que enfraquece a responsabilização e favorece a impunidade
Como a Lei do Bem pode ajudar a reduzir a fuga de cérebros no Brasil