Ivon Rosa
O recente incidente envolvendo um jornalista adicionado equivocadamente a um grupo de mensagens envolvendo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o vice-presidente, JD Vance, e o secretário de Defesa, Pete Hegseth, onde trocavam informações extremamente sigilosas sobre ataques militares no Iêmen, evidencia problemas críticos na adoção de plataformas de mensageria convencionais em contextos corporativos e governamentais.
Para empresas e órgãos que demandam proteção de informações, o uso de soluções especializadas mais uma vez se mostra essencial. Diferente dos aplicativos gratuitos, que frequentemente armazenam dados em servidores de terceiros e estão sujeitos a vulnerabilidades, soluções corporativas oferecem camadas adicionais de segurança e controle.
Entenda as principais diferenças entre as plataformas gratuitas e pagas, destinadas ao uso corporativo.
Gerenciamento de acessos e permissões: As empresas devem poder definir hierarquias e restrições de acesso, evitando inclusões equivocadas em grupos e compartilhamento indevido de informações, exatamente o que ocorreu no caso envolvendo o presidente Trump.
Hospedagem segura e gestão de dados: Diferente de aplicativos gratuitos, as plataformas para uso corporativo devem prever a hospedagem em servidores privados, garantindo que os dados fiquem sob gestão da própria empresa.
Criptografia de ponta a ponta: Todas as mensagens, chamadas de voz e vídeoconferências devem ser protegidas com criptografia avançada, minimizando riscos de interceptação ilegal.
Suporte especializado: Diferente das soluções gratuitas, as plataformas corporativas devem oferecer suporte técnico especializado para garantir a manutenção, atualização e operação ininterrupta de suas funções.
No Brasil, a Dígitro Tecnologia, que há quase 50 anos atua no desenvolvimento de soluções de comunicação destinadas às instituições públicas e privadas, é uma das poucas empresas atestadas pelo Ministério da Defesa, certifica com o selo de Empresa Estratégica de Defesa (EED), concedido por meio de critérios como, ter sede no Brasil, dispor de conhecimento científico e tecnológico e assegurar o controle acionário de brasileiros.
Nossa plataforma de comunicação unificada, UNA, foi desenvolvida especialmente para atender às necessidades de organizações que lidam com informações sensíveis, garantindo total controle sobre os dados e prevenindo exposições indevidas. A solução é adotadas pelas forças de defesa nacional e empresas de diversos setores.
A segurança da informação é uma questão que deve ser prioridade para qualquer organização que preza pela confidencialidade e integridade de seus dados.
Ivon Rosa é Diretor de Relações com o Mercado da Dígitro Tecnologia
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC confirma prisão de homem acusado de estuprar ex-namorada
Reforma Tributária e o Imposto de Renda
CNU 2025: 760 mil fazem a prova no domingo; saiba o que levar
Se fazer entender
O Cachorro Invisível: Por que muitos animais de rua ainda não são vistos?
Operação integrada de MT e RO apreende 900 kg de cocaína
Cientistas desenvolvem testes para detecção de metanol em bebidas
Justiça: paciente com TEA tem direito a tratamento multidisciplinar
Economia: estudo aponta queda do preço da cesta básica
MP e MPF pedem à ANEEL revisão e veto a novas usinas