Da Redação
A prefeitura de Várzea Grande confirmou que "vai receber nesta sexta-feira, dia 28, da Secretaria de Estado de Saúde (SES MT), o repasse de 6.200 doses da vacina contra a influenza, que neste primeiro momento, irá tender aos grupos prioritários: gestantes, idosos e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade".
A gestão ressalta ainda que:
“Já elaboramos todas as estratégias para a vacinação. Vamos na segunda-feira fazer a contagem dos lotes que serão destinadas a cada unidade de saúde e, no dia 1º de abril será aberta a vacinação em todos os postos de atendimento à saúde de Várzea Grande”, informou a gerente de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Carreira.
A influenza é causada pelos tipos A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis por epidemias sazonais em seres humanos. Além disso, o vírus influenza A encontra-se especificamente associado a eventos pandêmicos, como o ocorrido em 2009 com a pandemia de influenza A (H1N1).
A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, ressalta a importância da vacinação, uma vez que os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e até mesmo ao levar ao óbito. “A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, destacou.
Deisi destacou ainda que para assegurar a cobertura vacinal de 90% dos grupos de alto risco é necessário que gestantes, idosos e os pais de menores de 5 anos procurem as unidades de saúde para a imunização. “Temos que nos precaver para o período sazonal onde os vírus respiratórios circulam com maior incidência, para evitarmos agravos e óbitos. Temos limitação de leitos hospitalares e a prevenção será sempre o melhor remédio”, alertou a secretária.
A vacinação contra influenza envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das secretarias estaduais de saúde (SES) e municipais de saúde (SMS), sendo necessário integrar a Vigilância em Saúde e a Atenção Primária à Saúde.
Com Kátia Passos/Secom

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal