Rafaela Maximiano/Assessoria
"Dados de 2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que 966 mil ações judiciais relacionadas à violência contra mulheres estão em tramitação no Brasil. Isso quer dizer que são quase um milhão de ações de violência contra a mulher que foram ajuizadas no Brasil. E sabemos que esse número não reflete toda a realidade. É assustador”.
Com essa contundente declaração, a desembargadora Dra. Maria Erotides Kneip alertou para os alarmantes índices de violência contra a mulher no país durante uma reunião organizada pelo IWIRC Brasil, com o apoio do Instituto Mario Cardi Filho, em Cuiabá, esta semana para a campanha “IWIRC Solidário”.
Para a desembargadora, "Esses números são assustadores. Em média, quatro mulheres são assassinadas por dia simplesmente por serem mulheres. E precisamos agir de forma articulada. Isoladamente, não alcançamos resultados. É essencial que todos os Poderes e Instituições trabalhem juntos para combater essa violência enraizada em conceitos culturais patriarcais", destacou Kneip.
O evento, “IWIRC Solidário” que começou como uma campanha para arrecadar recursos e produtos para mulheres vítimas de violência acolhidas na Casa de Amparo de Cuiabá, tomou proporções maiores e se consolidou como um movimento de solidariedade e transformação social.
Passaram a apoiar a campanha e instituíram um Fórum Permanente para discussão do tema: Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) e a Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas (AUDIPE), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), a BPW Cuiabá, a Grande Loja Maçônica de Mato Grosso, a própria OAB-MT e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MT), a empresária Leysa Gomes Bressane, a Prefeitura de Cuiabá através das Secretarias Municipais de Assistência Social e da Mulher. Adesões que reforçam a importância da causa e amplia o alcance da campanha.
“Ao acolher essas mulheres, muitas vezes acompanhadas de seus filhos e chegando apenas com a roupa do corpo, temos a obrigação como sociedade organizada de oferecer não só assistência material, mas também suporte psicológico, médico, jurídico e educacional. É um trabalho que requer dedicação e recursos, e precisamos que toda a sociedade se envolva", disse a Dra. Aline Barin Nespoli, representante da IWIRC Brasil em Mato Grosso.
Até o dia 31 de março, estão sendo arrecadados roupas, sapatos, acessórios e maquiagens (novos ou seminovos), além de doações em dinheiro para a compra desses produtos, que serão destinados diretamente à manutenção das mulheres e crianças acolhidas pela Casa de Amparo.
Para o presidente do Instituto Mario Cardi Filho, Dr. Ussiel Tavares, cada contribuição é essencial para oferecer dignidade e esperança. "Nosso objetivo é ajudar essas mulheres a reconstruírem suas vidas, mas isso só é possível com o apoio de todos. Esta campanha vai além da arrecadação: é uma forma de mostrar que elas não estão sozinhas".
Como participar?
Doação de itens materiais: Entregue roupas, sapatos, acessórios e maquiagens na Secretaria da Mulher de Cuiabá, localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 400, bairro Popular.
Doação em dinheiro:
Banco: Itaú Unibanco S.A. (341)
Agência: 0288
Conta corrente: 36500-0
CNPJ/Chave PIX: 30.107.132/0001-88


Ainda não há comentários.
Veja mais:
PM e Gefron apreendem 376 kg de drogas estimados em R$ 5 mi
Consumidor terá redução no preço da energia elétrica em dezembro
Estado avisa: matrículas presenciais para 2026 continuam abertas
Fundos estaduais e o STF
Projeto obriga PF a avisar Interpol sobre suspensão de passaportes
Operação Velho Oeste da PC combate tráfico de drogas em MT
Sinfra alerta: obra do BRT terá interdições parciais na próxima semana
Preço da cesta básica fecha com menor média de 2025, aponta estudo
Apagão no Brasil: o que acontece quando nossa infraestrutura digital também falha?
Decisão: TJ converte cartão consignado em empréstimo comum