Rafaela Maximiano/Assessoria
"Dados de 2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que 966 mil ações judiciais relacionadas à violência contra mulheres estão em tramitação no Brasil. Isso quer dizer que são quase um milhão de ações de violência contra a mulher que foram ajuizadas no Brasil. E sabemos que esse número não reflete toda a realidade. É assustador”.
Com essa contundente declaração, a desembargadora Dra. Maria Erotides Kneip alertou para os alarmantes índices de violência contra a mulher no país durante uma reunião organizada pelo IWIRC Brasil, com o apoio do Instituto Mario Cardi Filho, em Cuiabá, esta semana para a campanha “IWIRC Solidário”.
Para a desembargadora, "Esses números são assustadores. Em média, quatro mulheres são assassinadas por dia simplesmente por serem mulheres. E precisamos agir de forma articulada. Isoladamente, não alcançamos resultados. É essencial que todos os Poderes e Instituições trabalhem juntos para combater essa violência enraizada em conceitos culturais patriarcais", destacou Kneip.
O evento, “IWIRC Solidário” que começou como uma campanha para arrecadar recursos e produtos para mulheres vítimas de violência acolhidas na Casa de Amparo de Cuiabá, tomou proporções maiores e se consolidou como um movimento de solidariedade e transformação social.
Passaram a apoiar a campanha e instituíram um Fórum Permanente para discussão do tema: Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) e a Associação dos Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas (AUDIPE), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), a BPW Cuiabá, a Grande Loja Maçônica de Mato Grosso, a própria OAB-MT e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MT), a empresária Leysa Gomes Bressane, a Prefeitura de Cuiabá através das Secretarias Municipais de Assistência Social e da Mulher. Adesões que reforçam a importância da causa e amplia o alcance da campanha.
“Ao acolher essas mulheres, muitas vezes acompanhadas de seus filhos e chegando apenas com a roupa do corpo, temos a obrigação como sociedade organizada de oferecer não só assistência material, mas também suporte psicológico, médico, jurídico e educacional. É um trabalho que requer dedicação e recursos, e precisamos que toda a sociedade se envolva", disse a Dra. Aline Barin Nespoli, representante da IWIRC Brasil em Mato Grosso.
Até o dia 31 de março, estão sendo arrecadados roupas, sapatos, acessórios e maquiagens (novos ou seminovos), além de doações em dinheiro para a compra desses produtos, que serão destinados diretamente à manutenção das mulheres e crianças acolhidas pela Casa de Amparo.
Para o presidente do Instituto Mario Cardi Filho, Dr. Ussiel Tavares, cada contribuição é essencial para oferecer dignidade e esperança. "Nosso objetivo é ajudar essas mulheres a reconstruírem suas vidas, mas isso só é possível com o apoio de todos. Esta campanha vai além da arrecadação: é uma forma de mostrar que elas não estão sozinhas".
Como participar?
Doação de itens materiais: Entregue roupas, sapatos, acessórios e maquiagens na Secretaria da Mulher de Cuiabá, localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 400, bairro Popular.
Doação em dinheiro:
Banco: Itaú Unibanco S.A. (341)
Agência: 0288
Conta corrente: 36500-0
CNPJ/Chave PIX: 30.107.132/0001-88
Ainda não há comentários.
Veja mais:
STF define se incide Imposto de Renda em doação antecipada de herança
Conselho prevê celeridade na Empresa Cuiabana de Saúde
Operação integrada derruba esquema de comércio de eletrônicos ilegais
Denúncia de corrupção e operação: Polícia Civil mira Câmara de Cuiabá
Estudo CNI: situação financeira abala confiança da indústria da construção
O tempo em curso de qualificação conta como magistério?
Presidente do TCE promete fiscalização diária sobre obras do BRT
A crise do mercado de luxo: entre a ética e o crime
Supermercados e venda on-line
Senador destaca decisão do STF sobre veto a incentivos fiscais