Da Redação
"O Plenário do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) aprovou, durante a sessão ordinária do último dia 11, pedido de revisão da Resolução de Consulta nº 35/2010, que trata da não incidência de contribuições previdenciárias sobre o terço constitucional de férias" - destaca a Corte de Contas.
Via Comunicação, detalha:
Sob relatoria do conselheiro Antonio Joaquim, a resolução de consulta alinhou o entendimento da instituição às decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema, assegurando o direito do servidor a solicitar ressarcimento de contribuição cobrada indevidamente quando for o caso.
Sendo assim, o conselheiro destacou que, nos casos em que houver devolução de valores de contribuição patronal sobre o terço de férias pagos indevidamente por parte do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) ao ente federativo, é necessário observar critérios técnicos e legais.
“Deve-se observar a prescrição quinquenal e realizar prévia reavaliação atuarial e equacionamento do oportuno déficit atendendo-se a legislação previdenciária pertinente em vigor com o intuito de não se causar impactos atuariais prejudiciais”, pontuou em seu voto.
Durante o julgamento, o conselheiro Waldir Teis apresentou proposta alternativa para aprimorar a redação da ementa, tornando-a mais clara e objetiva. Neste contexto, reforçou que o entendimento firmado pelo STF sobre o tema se aplica exclusivamente ao Regime Geral de Previdência Social (INSS), não abrangendo o RPPS.
“Essas alterações que impactam o cálculo atuarial são catalogadas e incluídas na revisão anual, e se todo mês tiver uma devolução, complica muito para o gestor. Então, tentei simplificar o texto para tornar mais fácil”, pontuou Teis ao ressaltar que o ajuste evitará a interpretação de que a devolução só seria feita após a avaliação atuarial.
A sugestão foi acolhida por Antonio Joaquim e aprovada por unanimidade pelo Plenário do Tribunal de Contas.
Com Comunicação TCE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tribunal do Júri condena homem por assumir risco de matar no trânsito
TCE: campanha em apoio a mulheres vítimas de violência doméstica
Flávia vistoria obras de acesso à ponte e destaca mobilidade urbana
BC reduz previsão do PIB de 2,1% para 1,9% em 2025
Trezentos e seis anos
Ação do MP: Justiça manda remodelar serviços de obstetrícia
AL aprova projeto que altera lei sobre criação e extinção de municípios
Shopping Center: obrigação de fazer e multa contratual
Prefeitura de VG confirma mais 6,2 mil doses de vacina contra influenza
Contas externas registram déficit de US$ 8,8 bilhões em fevereiro