Do Portal Congresso em Foco
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou a proposição legislativa que estabelece prioridade para pessoas com deficiência de baixa renda na obtenção gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Conforme a legislação vigente, o Código de Trânsito Brasileiro já contempla a gratuidade da CNH para indivíduos de baixa renda, utilizando recursos provenientes da arrecadação de multas de trânsito.
O texto aprovado consiste na versão substitutiva da Comissão de Viação e Transportes ao projeto de lei 1.330/2025, de autoria do deputado Gilson Daniel (Pode-ES). A proposição original estendia a gratuidade da CNH a todas as pessoas com deficiência, independentemente de sua condição financeira.
Na avaliação do relator, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), a iniciativa busca mitigar um obstáculo econômico que restringe o acesso de pessoas com deficiência ao direito de dirigir. "A medida contribui para promover autonomia, mobilidade e participação plena das pessoas com deficiência na sociedade, removendo entraves injustificáveis ao exercício de sua cidadania", declarou.
A proposta aguarda análise, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Sua transformação em lei depende da aprovação nas duas casas do Congresso Nacional.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Adulteração de combustível: Operação da PM prende suspeito
Pedido de socorro: PM resgata mulher mantida em cárcere privado
O STF e o pequeno produtor rural
Saúde: Justiça manda operadora reembolsar custos com UTI
TJ: construtora é condenada por propaganda enganosa
INSS libera R$ 2,3 bilhões em atrasados para 152,3 mil segurados
Cuiabá: Operação da PC prende acusado de furtos em série
Wellington critica decisão da China e defende produtor brasileiro
Carta de consórcio: TJ mantém indenização por atraso na liberação
Defensoria destaca aumento de quase 19% nos atendimentos