Sonia Fiori - Da Editoria
Coisas do Cotidiano, mais uma na extensa lista de obras do professor, analista político e escritor, Alfredo da Mota Menezes, espelha a grandeza da arte de repassar conhecimento, no mínimo.
O livro, lançado recentemente (Umanos Editora), reuniu no evento dezenas de admiradores, renomadas personalidades da Cultura de Mato Grosso, políticos, jornalistas, representantes da área, família e amigos.
A obra, um compilado de artigos divulgados na seara da Comunicação – passa pelos horizontes da geopolítica e macroeconomia (nacional e internacional), numa leitura especialmente singular, própria do autor.
A astúcia e sabedoria - em maestria para discorrer acerca desses contextos - notabilizam o Volume 2.
“Mais um livro com artigos publicados ao longo dos anos. O anterior é de 2003. Escrevo em jornais da capital desde 1991. Antes eram três artigos por semana, agora são dois. Os artigos, neste livro, seguem o mesmo modelo da publicação anterior.”
Menezes sublinha: “estão divididos em assuntos diversos, política em Mato Grosso, Economia de Mato Grosso, Política e Economia Nacional, Integração Econômica e na Arena Internacional”.
Em tempo, observa: "O leitor poderá ter uma ideia de muitos fatos que ocorreram aqui e no cenário externo. Histórias de momentos, situações e acontecimentos que passam ao redor da vida das pessoas".
Destaque (ao final do livro)
“Quase perco as estribeiras quando ouço alguém defender que a Guerra do Paraguai foi uma criação inglesa para destruir o desenvolvimento autônomo do Paraguai. Que desenvolvimento autônomo, Deus do céu.”
Trecho
Ao discorrer o livro, aleatoriamente, uma abertura na página 17 com o seguinte título: “Vinho e guerra”(Fevereiro de 2004). Um linear convite à leitura!
Entre mais de 10 obras, constam: “A Herança de Stroessner: Brasil-Paraguai (Papirus, 1987) e A Guerra é Nossa” (Contexto, 2012).
Alfredo da Mota Menezes é formado em Direito e História. Possui mestrado e doutorado (EUA/PhD) em História da América Latina pelo Centro de Estudos Latino-Americano da Tulane University, EUA, onde também fez o pós-doutorado e atuou como professor visitante. Foi professor Titular na UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
PM e Gefron apreendem 376 kg de drogas estimados em R$ 5 mi
Consumidor terá redução no preço da energia elétrica em dezembro
Estado avisa: matrículas presenciais para 2026 continuam abertas
Fundos estaduais e o STF
Projeto obriga PF a avisar Interpol sobre suspensão de passaportes
Operação Velho Oeste da PC combate tráfico de drogas em MT
Sinfra alerta: obra do BRT terá interdições parciais na próxima semana
Preço da cesta básica fecha com menor média de 2025, aponta estudo
Apagão no Brasil: o que acontece quando nossa infraestrutura digital também falha?
Decisão: TJ converte cartão consignado em empréstimo comum