Da Redação
"A prefeitura de Várzea Grande lançou o programa Fila Zero no município. Serão realizadas no programa ultrassonografias, consultas oftalmológicas, cirurgias de cataratas, doppler colorido e laqueadura" - assinala a gestão.
O Executivo municipal disponibilizou mais informações:
A prefeita por Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), conta que foi um pedido da prefeitura junto ao governador Mauro Mendes e ao secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. "Esse programa é inédito em Várzea Grande, nosso município nunca havia aderido ao Fila Zero, desde sua criação em 2021. Junto com a secretária Deisi Bocalon, vamos revolucionar a saúde. Há gente na fila de espera por cirurgia de catarata há seis, sete anos, uma realidade que não será mais admitida. Com a saúde nenhum gestor deve fazer politicagem, saúde é necessidade básica", relata Moretti.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon Maia, declarou que o governo de Mato Grosso está investindo mais de R$ 4 milhões no programa. "Isso ainda é apenas o começo, estamos articulando um projeto ainda maior para o futuro junto ao Estado. Aqui, pretendemos zerar a fila oftalmológica do município", disse.
A secretária também alerta para que os munícipes atualizem o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). "Há muitas pessoas que não atualizaram seus dados no SUS, como por exemplo número de telefone. Entramos em contato e não somos atendidos ou números inexistentes (talvez por troca de número)", destaca Bocalon. Como pontuou a secretária, é por meio do cartão SUS que a fila de espera vai andar, por meio da busca por pacientes que estão na regulação, “e o canal de comunicação que temos para esse chamamento, é via telefonema”
Há cinco anos esperando na fila de espera para realizar cirurgia de catarata, a moradora do bairro Monte Castelo, Terezinha Maria da Cruz, 75 anos, foi a primeira a ser atendida pelo Fila Zero. "Foi uma grande realização em minha vida, pois precisava muito desta cirurgia. Agradeço a todos pelo atendimento", relata.
Participaram do evento o secretário de Defesa Social, Lourinei Silva, o subsecretário de Educação, Jalme Júnior, o subsecretário de Comunicação, Fabiano Fontoura e os vereadores Enfermeiro Emerson (PP).
Com José Wallison/Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Agressão a aluno: TJ mantém condenação de escola por omissão
Operação da Polícia Civil derruba golpe em compra de whiskies
Após cobrança do TCE, MT atinge 100% de adesão ao Saúde Digital
Super taxa dos Estados Unidos sobre exportações brasileiras
AL destaca momento inédito com três mulheres no Poder
Ação do MP: Justiça manda Juína implantar ações de proteção animal
Preços de alimentos caem, inflação perde força e fecha junho em 0,24%
Se o dinheiro virou patrão, quem comanda a sua vida?
Mercado Imobiliário: movimentação financeira aponta quebra de recorde
Deadlock: tabuleiro societário e as estratégias para evitar o xeque-mate