A Justiça Eleitoral de Mato Grosso convoca o eleitorado do estado que ainda não cadastrou a biometria para ir em um posto de atendimento mais próximo e cadastrar-se. Dados de 2025 mostram que 87,01% da população já possui o cadastro biométrico, enquanto 12,99% ainda não. Vale destacar que essa é uma tecnologia que oferece mais segurança no processo eleitoral do país.
Para realizar o cadastramento, basta apresentar o documento oficial com foto junto do comprovante de residência. Isso em qualquer central de atendimento, Cartório Eleitoral e postos do ganha tempo. Na capital, a Casa da Democracia, localizada na Av. Historiador Rubens de Mendonça, n° 4750, no Centro Político Administrativo, atende das 7h30 às 13h30.
Além de ser um dos elementos responsáveis pela segurança das eleições, esse mecanismo da Justiça Eleitoral oferece como benefício o uso do aplicativo e-Título como documento oficial. Isso porque durante a coleta biométrica, é realizada a captura e registro fotográfico do rosto, o que impede fraudes na identificação do eleitorado durante os pleitos. O aplicativo está disponível nas plataformas iOS e Android.
A Justiça Eleitoral reforça que o não cadastramento da biometria pode resultar no cancelamento do título eleitoral, dependendo da situação. Medida essa que traz uma série de consequências desfavoráveis, como a impossibilidade de receber salários de função ou emprego público, empréstimos, prestar concursos e emissão de documentos como passaporte e carteira de identidade.
Outras medidas são a negativa de matrícula ou renovação em instituições de ensino público, como escolas ou universidades, bem como, a impossibilidade de registro de candidatura, o que, portanto, interrompe, também, o direito ao voto nas próximas Eleições Municipais ou Gerais. Em 2026, a população brasileira irá escolher quem presidirá o país por quatro anos, além de governadores(as), deputados(as) federais e estaduais e senadores(as).
Vale lembrar para quem fez o título eleitoral de forma online pelo Autoatendimento eleitoral, que o prazo para fazer a coleta biométrica é de 30 dias. Caso a coleta não seja feita dentro desse prazo, o título é cancelado.
Verifique sua situação eleitoral
Para verificar se o seu título está regular, acesse a página do serviço de “Autoatendimento Eleitoral”, no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Acompanhe o passo a passo:
- Acesse o site do TSE ou TRE-MT.
- Na parte direita da página, clique em “Serviços Eleitorais”, em seguida em “Autoatendimento Eleitoral”.
- Clique em "Situação eleitoral", e em seguida no tópico “7. Consultar situação eleitoral”. Preencha com os dados requisitados.
- Se o título estiver cancelado ou suspenso, será necessário realizar a regularização.
Por Maryelle de Campos (Supervisão Nara Assis) - Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal