O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) está com 488 vagas abertas para cursos técnicos em 14 municípios do estado. As formações são nas áreas de Administração, Automação Industrial, Eletrotécnica, Logística, Mecânica Industrial e Segurança do Trabalho.
As vagas estão distribuídas nas unidades Senai dos municípios de Cuiabá (Porto e Distrito), Várzea Grande, Sinop, Sorriso, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Tangará da Serra, Cáceres, Juína, Alta Floresta, Barra do Bugres e Aripuanã.
Os cursos técnicos do Senai são uma oportunidade para quem deseja ter uma formação profissional rápida - com duração média de dois anos - certificada pelo Ministério da Educação, com a metodologia de ensino Senai e a estrutura propícia para o aprendizado teórico e prático. Além disso, são formações que possuem um custo mais baixo do que os cursos de uma universidade, por exemplo.
Necessidade de formação
Mato Grosso necessita qualificar 315 mil profissionais até 2027, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Além disso, o estado registrou a menor taxa de desocupação do país no 4º trimestre de 2024, chegando a 2,5%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O cenário com a alta geração de empregos também abre espaço para a necessidade de qualificação profissional, como destacou o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.
“O Senai tem um compromisso sólido com a formação profissional e a empregabilidade. Diante desse cenário, nosso papel é garantir que a força de trabalho esteja preparada para os desafios e oportunidades do mercado. Com cursos alinhados às demandas da indústria, oferecemos capacitação de qualidade para que mais pessoas possam ingressar em carreiras promissoras e contribuir ativamente para o desenvolvimento de Mato Grosso”, destacou Braguini.
Inclusive, a taxa de empregabilidade de ex-alunos dos cursos técnicos do Senai MT ganhou destaque: nove em cada 10 egressos que concluíram a formação estão empregados, segundo a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2022-2024, realizada pelo Senai Nacional.
O levantamento apontou que 92% dos egressos do Senai em nível estadual estavam empregados após a formação, número que é maior até mesmo do que a média nacional, que é de 85%.
Como se inscrever
Para garantir uma vaga, procure a unidade Senai mais próxima de sua residência ou faça sua pré-inscrição no site do Senai MT clicando AQUI. Mais informações: 0800 777 9737.
Por Julia Oviedo/Assessoria Senai-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal