Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis
Essa pergunta é interessante. Sabemos que muitas crianças consomem refrigerante de forma incontida. O problema está na quantidade consumida.
Segundo o site do jornal britânico Daily Mail, apenas dois refrigerantes por dia são suficientes para trazer danos aos rins por conta do tipo de compostos usados nestas bebidas que podem aumentar os níveis de sal no sangue e ainda ajudar na formação de cálculos renais pelo excesso de sódio e fósforo.
O Refrigerante leva em sua formulação ingredientes como ácido fosfórico, cafeína, xarope de milho, sódio, potássio, corantes e saborizantes, que são substâncias que podem causar diversos problemas se consumidos com muita frequência.
Acontece que por conta da acidez dos refrigerantes, o corpo precisa usar o cálcio, que seria utilizado nos ossos, para equilibrar o pH do sangue. Dessa forma, os rins precisam eliminar o cálcio utilizado nesse processo, o que aumenta o risco de formação de pedras nos rins, devido ao acúmulo de cálcio no seu interior.
Por isso, é importante que os pais que controlem ao máximo o consumo de refrigerantes pelas crianças e se possível evitar. Substitua por sucos naturais e água potável ou água de coco.
Vá retirando o hábito do refrigerante aos poucos, introduzindo em sua vida os hábitos de consumo saudável.
Emmanuela Bortoletto Santos dos Reis é médica nefropediatra no Hospital Santa Rosa, DaVita, e professora no UNIVAG. Telefone: (65) 99963-0387. CRM/MT 6596 e RQE 300; 327.


Ainda não há comentários.
Veja mais:
Marcos Tavares propõe aulas na madrugada para trabalhadores
MP lembra comissão para acompanhar aplicação das emendas
Governo reduz para R$ 7,7 bi congelamento de despesas no Orçamento
Vocês estão preparados?
Tribunal de Justiça condena universidade por aumentar mensalidades
Os novos rumos sobre a autenticação e produção das provas digitais
Prisão de Bolsonaro: a decisão de Moraes e o ponto de inflexão do sistema penal
Operação da PM derruba mais um ponto de tráfico de drogas
Imprensa mundial noticia a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prisão de Bolsonaro: governador de MT manifesta solidariedade