O Ministério Público de Mato Grosso está engajado na campanha “MP em ação: fortalecimento do Ministério Público brasileiro no combate ao feminicídio - respeito e inclusão", que está no ar desde novembro do ano passado com o objetivo de promover a conscientização sobre a Lei Maria da Penha, as medidas protetivas e a importância do envolvimento da sociedade no combate à violência doméstica e ao feminicídio.
A iniciativa é do Ministério Público Brasileiro, por meio da Corregedoria Nacional do Ministério Público e do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG).
Por meio de vídeos e materiais a serem veiculados pela internet, a campanha destaca o papel fundamental do Ministério Público na defesa dos direitos das vítimas e na promoção de justiça e proteção. Faz, ainda, um apelo à sociedade para se engajar no enfrentamento da violência contra a mulher. A denúncia pode salvar vidas. A ação lembra que o apoio da comunidade – familiares, amigos, vizinhos e profissionais da saúde, educação e segurança pública – é essencial para identificar e ajudar mulheres em risco.
Nesta quinta-feira, o material divulgado nas redes sociais do MPMT é sobre o ciclo da violência. Segundo estudos, as agressões cometidas em um contexto conjugal ocorrem dentro de um ciclo que é constantemente repetido.
As três principais fases são: "acúmulo de tensão", percebida em atos como ofensas verbais, críticas, humilhações, controle, ciúme excessivo, ameaças, empurrões; "explosão da Violência", quando a tensão acumulada anteriormente se materializa em episódios de violências que não se restringem à violência física; "lua de mel", quando o agressor promete mudar, fazendo com que a mulher tenha a esperança de que o relacionamento mude e que a violência deixe de ocorrer.
A mensagem deste dia é para que as mulheres fiquem atentas aos sinais. Confira nossas redes sociais e fique por dentro da campanha e de todas as atividades do MPMT.
Facebook @mpemt
Instagram @mpemt
X @mpdemt
Fonte: Comunicação MPMT (Com informações do CNMP)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC: quatro operações derrubam facção criminosa em Mato Grosso
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,2%
O tempo como jurado pode ser considerado como tempo especial?
Saúde: vacinação contra gripe passa a ser aplicada em todos os públicos
Reformas do Estado e da legislação vaticana e canônica são legados da fé de Francisco
A coragem de sentir e evoluir!
Marketing com propósito: o futuro exige ética e compromisso ESG
Defesa Civil: nota sobre cuidados após queda de temperatura
TRE alerta: termina hoje prazo para entrega de prestação de contas
Tribunal de Justiça condena motorista de trator por morte de motociclista