O Ministério Público de Mato Grosso está engajado na campanha “MP em ação: fortalecimento do Ministério Público brasileiro no combate ao feminicídio - respeito e inclusão", que está no ar desde novembro do ano passado com o objetivo de promover a conscientização sobre a Lei Maria da Penha, as medidas protetivas e a importância do envolvimento da sociedade no combate à violência doméstica e ao feminicídio.
A iniciativa é do Ministério Público Brasileiro, por meio da Corregedoria Nacional do Ministério Público e do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG).
Por meio de vídeos e materiais a serem veiculados pela internet, a campanha destaca o papel fundamental do Ministério Público na defesa dos direitos das vítimas e na promoção de justiça e proteção. Faz, ainda, um apelo à sociedade para se engajar no enfrentamento da violência contra a mulher. A denúncia pode salvar vidas. A ação lembra que o apoio da comunidade – familiares, amigos, vizinhos e profissionais da saúde, educação e segurança pública – é essencial para identificar e ajudar mulheres em risco.
Nesta quinta-feira, o material divulgado nas redes sociais do MPMT é sobre o ciclo da violência. Segundo estudos, as agressões cometidas em um contexto conjugal ocorrem dentro de um ciclo que é constantemente repetido.
As três principais fases são: "acúmulo de tensão", percebida em atos como ofensas verbais, críticas, humilhações, controle, ciúme excessivo, ameaças, empurrões; "explosão da Violência", quando a tensão acumulada anteriormente se materializa em episódios de violências que não se restringem à violência física; "lua de mel", quando o agressor promete mudar, fazendo com que a mulher tenha a esperança de que o relacionamento mude e que a violência deixe de ocorrer.
A mensagem deste dia é para que as mulheres fiquem atentas aos sinais. Confira nossas redes sociais e fique por dentro da campanha e de todas as atividades do MPMT.
Facebook @mpemt
Instagram @mpemt
X @mpdemt
Fonte: Comunicação MPMT (Com informações do CNMP)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal