Haroldo Matsumoto
Ser mais produtivo é o desejo da maioria das pessoas. Entre os empreendedores, esse é um ponto que desperta grande interesse dada a quantidade de afazeres diários, especialmente quando a empresa ainda está em fase de crescimento e o número de colaboradores e gestores, que podem apoiar o desenvolvimento das ações, acaba sendo menor.
Produtividade é a capacidade de produzir algo com eficiência, ou seja, é a relação entre a quantidade produzida e os fatores necessários para a obtenção desse resultado. No contexto do empreendedorismo, podemos considerar ser a capacidade de fazer mais em menos tempo, preservando a qualidade.
Claro que não há receita de bolo que nos leve a ser mais produtivos, visto que muito do que funciona para alguns não funciona para outras pessoas. No entanto, estive refletindo a respeito de comportamentos e ações que podem ser aplicadas por empreendedores, de uma forma geral.
Para começar, é essencial aprender a definir prioridades. Normalmente, quando passamos a não ter tempo para nada, ou estamos acumulando tarefas ou não estamos sabendo gerir nosso próprio tempo. À primeira vista, tudo parece extremamente urgente, no entanto, ao listar as atividades – na boa e velha agenda de papel ou em um app – conseguimos ter uma noção mais adequada da relação entre importância e urgência, o que torna mais simples entende o que é prioridade.
A organização é outro ponto de atenção fundamental. Quando há falhas nesse quesito, acabamos esquecendo de executar tarefas importantes, o que nos leva a precisar fazê-las correndo. Consequentemente, perdemos qualidade. Quem mantém as tarefas organizadas dificilmente passa por isso.
Na sequência, recomendo eliminar as distrações, ou seja, tudo aquilo que tira o foco da atividade que precisa ser desenvolvida. Um exemplo de algo que podem parecer inofensivo, mas que distrai e toma o tempo de qualquer pessoa é aquela olhadinha rápida nas redes sociais ou no whatsapp, que deveria levar cinco minutos, mas facilmente se transforma em uma hora. Os e-mails também têm o poder de prender nossa atenção. Por isso, é interessante reservar um tempo para essas atividades durante o dia e, quando outras estiverem sendo executadas, manter o e-mail fechado e o smartphone guardado.
Outro passo rumo a uma rotina mais produtiva é aprender a delegar tarefas. Conforme a empresa cresce, as demandas aumentam. É natural, que no início, o empreendedor acumule funções e, à medida em que o negócio evolui, acabe sobrecarregado. Em algum momento, isso vai limitar o crescimento da própria empresa, além de causar um problema de saúde no empresário. Esse é um sinal bastante claro de que é necessário ter ajuda. O empreendedor precisa entender que quanto mais sobrecarregado estiver, menos produtivo será.
Recomendo, ainda, que seja feita uma avaliação de como as atividades estão sendo desempenhadas e que o empreendedor reflita sobre formas de otimizar cada uma delas. Dessa maneira, com processos mais eficientes, ficará mais simples se tornar mais produtivo!
Por fim, deixo aqui um recado importante: a falta de organização e de foco podem levar as pessoas à ansiedade. A preocupação constante com a entrega de resultados dentro de prazos pré-determinados e cada vez mais curtos, além da expectativa de alcançar resultados importantes, por exemplo, acabam gerando estresse. Se agravado o quadro, é possível chegar ao indesejado burnout.
Veja, que as consequências não são nada positivas para a sua saúde, bem-estar e para o desenvolvimento da sua empresa. Assim, se passarmos a ter melhor organização (usando as ferramentas adequadas para otimizar processos), soubermos definir prioridades e começarmos a delegar tarefas, seremos muito mais produtivos e o sentimento positivo, com a conclusão das atividades, permitirão noites de sono mais tranquilas e, claro, uma rotina muito mais objetiva, assertiva e feliz no âmbito profissional e, logo, pessoal.
*Haroldo Matsumoto é especialista em marketing e gestão e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa – consultoria multidisciplinar de gestão de negócios.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal