Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário de Insolvência Empresarial de Mato Grosso, que ocorrerá no próximo dia 22 de novembro, em Cuiabá. Promovido pelo IBAJUD – Instituto Brasileiro da Insolvência em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (ESMAGIS-MT) e da Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), o evento reunirá especialistas de renome nacional para discutir os desafios da recuperação e falência corporativa no Brasil.
O encontro é direcionado a juízes, promotores, advogados, contadores, administradores judiciais, leiloeiros, bem como empresários e estudantes das áreas de direito e administração. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na plataforma Sympla, no link: https://www.sympla.com.br/evento/1-seminario-de-insolvencia-empresarial-de-mato-grosso/2618375. As vagas são limitadas e haverá certificação para os participantes.
De acordo com a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, esse é um tema necessário e urgente de ser discutido. "O seminário é um espaço adequado para que especialistas no assunto e participantes discutam os melhores métodos disponíveis que possibilitem às empresas apostarem em prevenção e até mesmo para que possam sair mais fortalecidas dessas crises que atingem o mercado como um todo. Assim, os meios judiciais, que tratam de falências e recuperações, consideradas insolvências do mundo empresarial, precisam estar atualizados, com base na legislação, para atender às demandas."
Breno Miranda, advogado mato-grossense e presidente do IBAJUD, destaca a importância de um debate aprofundado e da busca por soluções inovadoras para enfrentar os desafios da reestruturação empresarial em Mato Grosso. "A recuperação e a falência impactam todas as camadas da sociedade. No agro, setor vital para o país, os efeitos reverberam por toda a economia, influenciando desde a indústria de insumos até o comércio e serviços. Por isso, é essencial discutir e desenvolver estratégias específicas que atendam às particularidades dos produtores rurais, ajudando a manter sua viabilidade econômica e garantindo a continuidade da produção agrícola", desta Miranda.
Programação e destaques
Segundo o coordenador acadêmico do IBAJUD, Luigi Trindade, a programação inclui temas como o tratamento da crise do produtor rural; financiamentos, DIP e Fundos de Investimentos do Agro; créditos sujeitos ou não na recuperação judicial; aspectos práticos da função do administrador judicial e jurisprudências na recuperação judicial de produtor rural. O evento marcará o pré-lançamento da segunda edição do Anuário Brasileiro da Insolvência – IBAJUD 2025/2026. A obra reúne dados atualizados sobre o panorama jurídico e econômico do setor, com análises aprofundadas dos principais agentes corporativos em reestruturações, recuperações, dívidas e falências.
"Vamos examinar as estratégias e medidas utilizadas para superar as dificuldades financeiras dos produtores rurais, a jurisprudência relacionada à recuperação judicial no agronegócio, além de aspectos essenciais para a reestruturação financeira no setor agrícola", afirma Luiz Alexandre Cristaldo, diretor administrativo do Instituto.
Como se inscrever
Os interessados devem realizar as inscrições na plataforma Sympla, no link: https://www.sympla.com.br/evento/1-seminario-de-insolvencia-empresarial-de-mato-grosso/2618375. As inscrições são gratuitas, as vagas limitadas e haverá certificação para os participantes. A carga horária é de 8 horas/aula.
Organização
A organização é conduzida por Luigi Trindade, coordenador acadêmico do IBAJUD; Jorge Campos, diretor institucional; e dos embaixadores da entidade em Mato Grosso: Bruno Carvalho, de Cuiabá; Alex Tocantis, da região de Sinop; e Pedro Reis, de Rondonópolis.
O seminário
O 1º Seminário de Insolvência Empresarial é uma iniciativa do IBAJUD – Instituto Brasileiro da Insolvência, que reúne renomados especialistas, acadêmicos e profissionais da área para um diálogo produtivo sobre o setor. Planejado para ocorrer em diversas regiões do Brasil, o evento tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e discutir as últimas tendências e práticas emergentes do setor em todo o país.
Fonte: Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
O ser e o estar: Onde Deus habita!
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas