Artur Marques, presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP), manifestou preocupação com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quarta-feira (6/11), de validar o trecho da reforma administrativa de 1998, do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, que acabou com a obrigatoriedade do regime jurídico único e dos planos de carreira para servidores públicos.
"É fundamental que esses trabalhadores não sejam prejudicados em seus direitos, além do que a substituição indiscriminada de contrações por concurso por outros meios pode afetar a qualidade do serviço público", ponderou.
Embora o regime dos funcionários atuais não possa ser alterado, fica consagrada, a partir da decisão pelo STF, a possibilidade de contratação, além da forma estatutária, por meio de modelos alternativos, como a CLT. "Abre-se um perigoso precedente para o clientelismo, o apadrinhamento e as influências políticas sem limites na admissão de servidores", alertou Artur Marques, ressaltando: "A contratação por meio de concursos públicos valoriza o mérito e evita indicações de correligionários políticos e de pessoas não qualificadas para o exercício dos cargos".
Os concursos e a estabilidade dos servidores estatutários são fundamentais, afirmou o presidente da AFPESP, explicando: "Na verdade, a finalidade desse modelo é impedir que, nas mudanças de governo, o quadro técnico seja substituído por meio de critérios político-ideológicos, prejudicando-se a realização de serviços essenciais. Além disso, evita-se que influências partidárias no exercício do poder interfiram nas atividades. Ou seja, a figura dos concursos e da estabilidade é um mecanismo de defesa da sociedade".
Fonte: Ricardo Viveiros Associados — Oficina de Comunicação
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira
Excesso Digital: Como Evitar que isso Sabote Sua produtividade