Da Redação
"A confiança do comerciante em Cuiabá segue crescendo e gera boas expetativas para o fim do ano" - assinala pesquisa divulgada pela Fecomércio-MT.
Segue na íntegra - conforme divulgado:
Com mais um aumento em outubro, dessa vez de 2,79% sobre o mês anterior, o nível de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) alcançou 110,5 pontos em Cuiabá e se aproxima do índice apurado no mesmo período do ano passado. Apesar de ainda estar 2,64% menor no comparativo anual, os números mostram perspectivas positivas para este fim de ano, uma vez que o índice geral se fixa em nível considerados satisfatórios.
É o que explica o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior. “Embora esteja abaixo do índice apurado em outubro do ano passado, este mês foi superior a setembro e se mostra em crescimento, indicando uma melhora nas perspectivas atuais e futuras do comércio na capital mato-grossense, especialmente para este fim de ano”.
Entre os subíndices que impactaram positivamente no resultado da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as maiores oscilações estão no Nível de Investimentos das Empresas (4,4%), no Indicador de Contratação de Funcionários (3,8%) e na Expectativa do Comércio (3,8%). Apenas a Condições Atuais da Economia apresentou retração no período, de apenas 0,3%.
Quanto à Expectativa de Contratações, 50,8% afirmaram que pretende aumentar um pouco o quadro de funcionários. Além disso, para o Nível de Investimento Atual da Empresa, 33,3% avaliaram que está um pouco maior neste mês e com relação à Situação Atual dos Estoques, a maioria (57,6%) apontou que está adequada.
Wenceslau Júnior explica que “o aumento na confiança do comerciante traz um ânimo para os empresários do setor, como mostra a pesquisa, onde 83,5% dos empresários entrevistados preveem uma melhora nos negócios nos próximos meses”.
Apesar de o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso apurar que a maioria dos respondentes acreditam que as condições atuais da economia no país pioraram (75,6%), outros indicadores mostram resultados positivos na pesquisa, como as Condições Atuais da Empresa, onde 59% dos entrevistados afirmaram que melhorou. Em relação à Expectativa da Empresa, 83,5% acreditam que melhorou e 74,8% disseram que a Expectativa no setor é de melhora.
Com Comunicação Fecomércio-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio