Da Redação
A Polícia Federal ressalta a conclusão da Operação Incursões Sararé em terra indígena na zona rural de Pontes e Lacerda.
Segundo a PF, "a operação teve como objetivo combater crimes ambientais e atividades ilegais na fronteira, com foco na extração ilegal de ouro e na usurpação de bens da União".
Em levantamento sobre a operação - acrescenta:
Nessa etapa das atividades, iniciadas na última quarta-feira (16/10), participaram a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Força Nacional, o IBAMA, a FUNAI, a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, o GEFRON e o CIOPAER.
Durante a ação, foram apreendidas duas motocicletas, 45 gramas de ouro, quatro antenas de internet via satélite, um fuzil calibre 5.56, três escopetas calibre 12, duas pistolas (.380 e .40), além de mil litros de óleo diesel. As apreensões resultaram na prisão em flagrante de duas pessoas: uma por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, usurpação de bem da União e crime ambiental; e outra por transporte irregular de produto perigoso.
Em um segundo momento, foram destruídos ou inutilizados motores estacionários e onze escavadeiras, devido à dificuldade ou impossibilidade de remoção dos equipamentos, que foram encontrados ao longo da extensão da Terra Indígena Sararé.
Após o encerramento das atividades em campo, as investigações continuarão para identificar os financiadores dessa atividade ilegal e o possível envolvimento de proprietários rurais da região.
O objetivo é descapitalizar a organização criminosa que, ao usurpar ouro de origem ilegal, financia diretamente a degradação ambiental.
Com Comunicação PF

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal