A Justiça Eleitoral de Mato Grosso realiza a segunda etapa de formação para análise de prestação de contas de campanhas. Ao total foram 200 servidores dos cartórios eleitorais e da força tarefa do estado. O treinamento acontece na modalidade virtual e é dividido em duas fases: a primeira aconteceu dia 16 de outubro e a segunda está agendada para o dia 22.
Ministrada pelo assessor de exames de contas eleitorais e partidárias, Rodrigo Martins, a capacitação tem como finalidade a preparação para análise das contas das eleições municipais de 2024. Temas como planejamento, tipos de relatório, sistemas utilizados, critérios de análise, despesas, notas fiscais e contratos foram alguns dos abordados.
Após o segundo turno, que acontecerá no dia 27 de outubro, os candidatos e candidatas têm até o dia 5 de novembro para entregar a prestação de contas, mas como explicou o assessor, “alguns cartórios já receberam a prestação de contas de candidatos e estão iniciando a análise”. Isso porque, a primeira etapa de formação já ocorreu. Martins ainda explica que “o treinamento está sendo feito nesse momento pelo fato de que as análises da prestação de contas ocorrem após a eleição”.
Entre algumas das irregularidades que podem ser encontradas na prestação estão: má utilização de combustível, despesas sem documentos fiscais, contratos de prestação de serviço genérico e não cumprimento das cotas de gênero e de raça.
A formação dos servidores e dos grupos de força tarefa foi uma iniciativa da Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias (ASEPA).
Por Maryelle Campos (Supervisão Andrea Martins Oliveira)/Comunicação TRE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Após ação do MP, PC prende vereador acusado de manter farmácia clandestina
Inmet emite alerta vermelho para baixa umidade do ar em 5 estados e DF
Mendes anuncia aumento dos recursos do SER Família Habitação
Gefron desmantela facção em MT e apreende 101 kg de cocaína
Aviso do Estado: bloqueio total em trecho da avenida Miguel Sutil
Operação prende homem que se passava por policial federal
PC combate comércio ilegal e apreende três toneladas de pescado
Governo: mais 83 novos ônibus para transportar alunos do campo
Responsabilidade Social: um compromisso que transforma
O Tema 1404 do STF e a suspensão da prescrição: o que o réu tem a ver com isso?