A Justiça Eleitoral de Mato Grosso realiza a segunda etapa de formação para análise de prestação de contas de campanhas. Ao total foram 200 servidores dos cartórios eleitorais e da força tarefa do estado. O treinamento acontece na modalidade virtual e é dividido em duas fases: a primeira aconteceu dia 16 de outubro e a segunda está agendada para o dia 22.
Ministrada pelo assessor de exames de contas eleitorais e partidárias, Rodrigo Martins, a capacitação tem como finalidade a preparação para análise das contas das eleições municipais de 2024. Temas como planejamento, tipos de relatório, sistemas utilizados, critérios de análise, despesas, notas fiscais e contratos foram alguns dos abordados.
Após o segundo turno, que acontecerá no dia 27 de outubro, os candidatos e candidatas têm até o dia 5 de novembro para entregar a prestação de contas, mas como explicou o assessor, “alguns cartórios já receberam a prestação de contas de candidatos e estão iniciando a análise”. Isso porque, a primeira etapa de formação já ocorreu. Martins ainda explica que “o treinamento está sendo feito nesse momento pelo fato de que as análises da prestação de contas ocorrem após a eleição”.
Entre algumas das irregularidades que podem ser encontradas na prestação estão: má utilização de combustível, despesas sem documentos fiscais, contratos de prestação de serviço genérico e não cumprimento das cotas de gênero e de raça.
A formação dos servidores e dos grupos de força tarefa foi uma iniciativa da Assessoria de Contas Eleitorais e Partidárias (ASEPA).
Por Maryelle Campos (Supervisão Andrea Martins Oliveira)/Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Janeiro Branco e a Ansiedade de Avatar
Crimes contra a receita: Defaz bloqueia mais de R$ 620 mi
Senado deve votar em março PL do streaming criticado por Wagner Moura
O salário mínimo mudou e minha aposentadoria muda?
Energia solar: TJ condena concessionária por contas elevadas
O ser e o estar: Onde Deus habita!
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado