Da Redação
“Para que o setor do comércio de bens, serviços e turismo continue a crescer, contribuindo para que Cuiabá seja uma cidade com igualdade social e economicamente viável, é imprescindível que os candidatos à Prefeitura considerem políticas públicas direcionadas a esse setor”, disse o presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, formado por Fecomércio, Sesc, Senac e IPF, José Wenceslau de Souza Júnior.
A entidade divulgou as ações no campo das Eleições:
O presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, formado por Fecomércio, Sesc, Senac e IPF, José Wenceslau de Souza Júnior, entregou, na noite de quarta-feira (02), as Pautas Prioritárias do Setor Produtivo 2024, com as demandas específicas do setor do comércio de bens, serviços e turismo aos candidatos ao cargo de prefeito municipal de Cuiabá. A entrega foi realizada após a sabatina individual no evento organizado pela Aliança do Setor Produtivo de Mato Grosso, no Ágora Buffet, na capital.
No documento, o Sistema Comércio ressalta a importância do setor, pois além de gerar renda e movimentar a economia local, também conecta pessoas, e é um dos maiores empregadores da cidade, desempenhando papel fundamental no combate ao desemprego e na promoção da inclusão social.
As sugestões contidas na carta convergem para o fomento do comércio local, como a criação de incentivos fiscais e programas de apoio ao setor para manter a cidade como um polo comercial e turístico, redução da burocracia, desoneração do setor e modernização dos processos administrativos para a operação de empresas.
O incentivo às potencialidades da capital mato-grossense como a economia criativa, biotecnologia, tecnologia da informação e comunicação (TICs), saúde, alimentos e bebidas, e agronegócio também são colocados em pauta no documento entregue aos candidatos.
Outro ponto elencado é o potencial para a educação, por meio dos cursos de computação, de serviços, mecânica e automação, engenharia de infraestrutura, de alimentos, muitos desses ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT).
A necessidade de dar uma atenção maior à promoção e divulgação dos atrativos turísticos de Cuiabá, como feiras, eventos e congressos do setor, com o objetivo de fomentar o turismo de negócios e a captação de eventos, também são pontos colocados em pauta na carta de propostas.
“A Fecomércio-MT contribui com o turismo de Cuiabá, promovendo ações por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), tanto no Sesc Arsenal quanto no Sesc Salgadeira, e com o projeto de Turismo Social. E, por meio do Senac-MT, promove capacitações para o setor, voltadas para a gastronomia, hotelaria entre outros”, ressaltou o presidente do Sistema Comércio MT.
Ainda voltado ao turismo, e abordando o tema cidade inteligente, o Sistema Comércio MT ressalta a urgência em melhorar a infraestrutura de Cuiabá, principalmente no Centro Histórico, e em outros pontos turísticos.
A proposta é a criação de uma Política Municipal de Turismo e um planejamento adequado, focando no conceito de cidade inteligente, que utiliza TICs para melhorar a eficiência dos serviços públicos, otimizando recursos e promovendo maior qualidade de vida para os cidadãos. O objetivo dessa proposta é criar ambientes urbanos mais sustentáveis, inclusivos e eficientes, preparando a cidade para o próximo nível de desenvolvimento, frente a desafios econômicos, sociais e climáticos que se apresentem.
Conforme o presidente José Wenceslau de Souza Júnior, todas as propostas colocadas no documento primam pelo incentivo do setor de bens, serviços e turismo, que é um dos maiores empregadores de Cuiabá, responsável por milhares de pontos de trabalho diretos e indiretos. Somente em setembro de 2024, mais de 270 mil empregos formais foram gerados na capital de Mato Grosso.
“Com mais incentivo, com as melhorias propostas, o resultado com certeza será a geração empregos, de renda, e como consequência o crescimento da economia local, o que também irá refletir no crescimento e melhoria da cidade e mais qualidade de vida para os cuiabanos. O Sistema Comércio de Mato Grosso é parceiro do Governo Municipal nesse desafio”, concluiu.
Com Comunicação Fecomércio-MT
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