Da Redação
"Pesquisa do Instituto MT Dados revela que 52,9% dos 1,2 mil entrevistados aprovam a gestão de Emanuel Pinheiro, prefeito de Cuiabá desde 2017. Outros 6,29% não souberam responder, e o restante desaprova a administração" - de acordo com estudo divulgado.
Confira mais sobre a pesquisa - conforme mapa disponibilizado:
O levantamento, realizado entre os dias 23 e 26 de setembro, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 08774/2024 e possui uma margem de erro de 2,98 pontos percentuais, para mais ou para menos. O recorte também indica que 51% dos entrevistados são mulheres e que 39% possuem renda entre três e cinco salários mínimos.
A pesquisa ainda aponta a aprovação e rejeição da gestão do presidente Lula, com 55,08% de aprovação e 37,74% de reprovação. O prefeito Emanuel Pinheiro ressaltou que, mesmo diante de uma campanha intensa promovida por adversários políticos e sem aporte financeiro, principalmente na área da saúde, sua gestão tem acumulado prêmios importantes, sendo a aprovação da população um reflexo disso, referindo-se aos mais de 52% de aprovação.
Ele cita que, em 2024, por exemplo, Cuiabá recebeu sete prêmios, incluindo um por transparência na gestão fiscal e contabilidade, concedido pelo Governo Federal, além de ser reconhecida como o município que mais investe em saneamento básico — fatos incontestáveis de uma boa administração.
Desde que assumiu a administração da capital em 1º de janeiro de 2017, Pinheiro destacou diversas transformações em áreas como saúde, educação, assistência social, meio ambiente e infraestrutura. Na área da saúde, Pinheiro relembrou a precariedade do setor no início de seu mandato.
"Cuiabá não tinha uma boa infraestrutura de saúde pública. Hoje, temos o maior hospital de Mato Grosso, o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), entregue em nossa gestão", afirmou. Ele também mencionou a entrega das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Verdão e Jardim Leblon, além do aumento das equipes de saúde bucal e da família. O prefeito ainda destacou avanços no saneamento básico.
"Quando assumi, apenas 33% da cidade tinha cobertura de esgotamento sanitário. Hoje, esse número chegou a 92%." Ele também mencionou melhorias no transporte público e na educação, com a climatização de todas as salas de aula e a distribuição de uniformes completos para os alunos da rede municipal. Por fim, Pinheiro ressaltou a valorização dos servidores públicos e a revitalização de ícones culturais, como o Mercado do Porto, Mercado Municipal Miguel Sutil e o estádio Dutrinha.
"Nossa gestão foi marcada por grandes realizações. Irei deixar um legado de crescimento, além de garantir que todos os alunos — hoje mais de 58 mil — recebam kits de material e uniformes escolares completos. Sem contar que todas as 169 unidades escolares, além de todas as unidades de saúde, possuem ambientes climatizados. Já reformei mais de 31 unidades escolares e vou deixar quase pronta a maior via estruturante de nossa cidade, beneficiando mais de 150 mil pessoas: o Contorno Leste. Também entrego uma frota operacional 100% climatizada e fui a única gestão a construir e entregar dois viadutos. Cuiabá nasceu para ser cabeça, não cauda", concluiu.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Desembargador José Zuquim comandará Tribunal de Justiça de MT
Prefeitura de Cuiabá prorroga prazo para adesão ao Mutirão Fiscal
Tribunal de Justiça confirma lista tríplice para vaga de desembargador pelo MP
Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta
Lúdio destaca piso salarial da enfermagem e promete mais qualidade na Saúde
Projeto de Jayme para guarda compartilhada de pets avança no Senado
Novo modelo de ditadura
Energia Solar: Justiça suspende cobrança retroativa de ICMS em MT
Nossa Senhora: a fé que me fortalece
TRE alerta: candidatos devem entregar prestação de contas até 5/11