• Cuiabá, 18 de Setembro - 00:00:00

KENNEDY - CAMPANHA


Em evento que reuniu mais de 1.000 lideranças femininas de Cuiabá na noite de terça-feira (10), o candidato a prefeito, Domingos Kennedy (MDB) assinou uma Carta Compromisso de manter os avanços das ações conquistadas pelas mulheres na Prefeitura de Cuiabá.

Ao assinar o documento, Kennedy se comprometeu a manter programas que trouxeram dignidade às mulheres vítimas de violências, às famílias das vítimas e também aos projetos que trouxeram amparo a esta população que já é maioria em Mato Grosso.

“Cuiabá foi a primeira cidade de Mato Grosso a ter uma secretaria voltada apenas para as mulheres. A partir disso, muitas conquistas e direitos foram alcançados. A atual gestão conseguiu emplacar projetos que viraram referência e lei nacional, como o Programa de Auxílio aos Órfãos do Feminicídio, o Espaço de Acolhimento da Mulher e até mesmo o auxílio aluguel para as mulheres vítimas de violência doméstica. Portanto, continuar e avançar com essas políticas públicas é obrigatório e um compromisso que nossa futura gestão irá aplicar a partir de 2025 quando chegarmos na Prefeitura”, garante Kennedy.

De acordo com o censo de 2022, Cuiabá possui 51,2% de população feminina. Infelizmente esta população ainda sofre violências de diversos tipos (física, psicológica, financeira, sexual), portanto, foi pensando nisso que foi criada a Secretaria Municipal da Mulher que visa atender não só as mulheres, mas também toda a família que sofre e precisa de auxílio.

A atual primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro reforça que em oitos de gestão, as mulheres sempre ocuparam cargos importantes nas secretarias, subsecretarias e no funcionalismo público em geral, tanto é que elas ocupam 75% dos espaços públicos da Prefeitura.

“Hoje é em um dia especial pois temos aqui mais de 1.000 lideranças femininas dando o aval de esperança na candidatura do Kennedy para prefeito de Cuiabá. Kennedy é uma pessoa que tem compromisso com a nossa pauta, podemos ver isso no seu plano de governo que elenca diversos projetos voltados às mulheres, pois ele quer o bem de Cuiabá. Conversei com ele hoje mesmo e ele se comprometeu a dar seguimento ao projeto que vamos iniciar daqui alguns meses que é o auxílio aluguel no valor de R$ 1 mil para as mulheres vítimas de violência doméstica”, disse Márcia Pinheiro.

Em seu discurso, além de se comprometer a manter a Secretaria da Mulher, Kennedy garantiu que irá manter o Espaço de Acolhimento da Mulher no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), ampliando o modelo de atendimento às UPAs; Concluir a construção da “Casa da Mulher Brasileira”; expandir os projetos de qualificação às mulheres vítimas de violência doméstica; e manter o atendimento prioritário dos filhos de vítimas de feminicídio.

“É de extrema importância que nossa gestão mantenha esses projetos e dê às mulheres o protagonismo que elas merecem. Iremos modernizar o projeto Siminina, buscar junto ao Cuiabanco linhas de crédito mais acessíveis às mulheres, incentivar os Conselhos Municipais para que eles promovam discussões sobre os direitos femininos e, obviamente, buscaremos ter uma equipe técnica e capacitada de mulheres em todas as nossas secretarias”, afirma Kennedy.

Débora estava presente no evento e saiu satisfeita com as propostas de Kennedy: “É fundamental esse evento, ele mostra que a mulher precisa continuar avançando e conquistando seu espaço e o Kennedy mostra pra gente que ele vai continuar nos dando voz”.

 

Informações da Assessoria




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: