Da Redação
"A confiança do comerciante em Cuiabá segue com estabilidade e índice se mantém em zona de satisfação", ressalta estudo divulgado pela Fecomércio-MT.
Na íntegra - de acordo com a entidade:
O mês de agosto registrou estabilidade no Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá, mantendo-se estagnado em relação ao mês passado, com 106,9 pontos. No entanto, o levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) mostra uma redução de 6% quando comparado a agosto do ano passado, quando marcava 113,8 pontos.
Conforme análise do IPF-MT, apesar de o índice permanecer estagnado no mês e seguir com estabilidade por quatro meses consecutivos, observa-se uma expectativa de melhora futura, visto que 63,3% dos empresários entrevistados acreditam em uma melhora para economia brasileira.
Entre os subíndices que impactaram positivamente no resultado, as maiores oscilações são das Condições Atuais do Comércio (1,8%), da Expectativa das Empresas Comerciais (1,3%) e da Expectativa da Economia Brasileira (1,1%), mesmo percentual para a Expectativa do Comércio. Enquanto em queda, apresentam-se em maior destaque as Condições Atuais da Economia (-3,7%), o Nível de Investimento das Empresas (-1,9%) e a Situação Atual dos Estoques (-1,8%).
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, também destaca o lado positivo de alguns componentes que ajudam a reforçar esta melhora no curto prazo. “É interessante observar que as perspectivas atuais e futuras para o comércio melhoraram na capital. Também podemos levar em consideração o aumento do subíndice de condições atuais do comércio, em razão das grandes datas comemorativas benéficas para o comércio que ocorrem neste segundo semestre”.
Apesar de se manter em nível de satisfação, acima dos 100 pontos, o instituto da Fecomércio-MT analisa que é importante observar a redução dos indicadores de contratação e de investimento, trazendo um alerta para as perspectivas da economia local.
Quando questionados em relação à Expectativa de Contratações, 53,8% afirmaram que pretendem aumentar um pouco o quadro de funcionários. Além disso, para o Nível de Investimento Atual da Empresa, 36% avaliaram que está um pouco maior esse mês e na Situação atual dos estoques 61% apontaram que está adequada.
Já no cenário nacional, a avaliação foi positiva em agosto, com um crescimento de 1,2%, marcando 108,7 pontos. Porém, na comparação anual, o índice também está menor, em 1,8% sobre o mesmo mês do ano passado. Os subíndices que recebem destaque são as Condições Atuais da Economia (2,2%) e o Indicador de contratação de funcionários (1,8%).
Com Comunicação Fecomércio-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio