• Cuiabá, 16 de Setembro - 00:00:00

Incêndios, diferentes motivos


Alfredo da Mota Menezes

Chamou atenção a construção de poços artesianos no Pantanal. A maior planície alagada do mundo agora precisa buscar água para ajudar a debelar incêndios.

Entrou no cotidiano do estado esse assunto do incêndio, não somente no Pantanal. E a coisa está cada ano aumentando mais ainda. É tempo de se discutir isso com mais profundidade. Entender porque o aumento dos incêndios e que leva a todo ano ter esse assunto na pauta estadual.

Agora apareceu noticia de que a fumaça dos incêndios no Centro Oeste, MT em primeiro lugar, estaria afetando a saúde de pessoas pelo Brasil afora. Também é ruim para o turismo a imagem do Pantanal com fogo.

Por que tantos incêndios? Dizem que um percentual pequeno poderia ser fagulha de um raio. Talvez nem um caso em MT no momento possa ser citado pelo simples motivo de que não se tem chuvas ou raios nesta parte do ano. Raio, no caso de MT, poderia até ser riscado do mapa.

Mas, por outro lado, o estado é um dos que mais tem incêndios nesta época do ano. Se é um fato e se raio não tem provocado incêndio, onde está o motivo? Alguém passando de carro e jogando toco de cigarro numa macega na beira da estrada poderia provocar incêndio. Talvez se possa dizer que por ai que a quantidade de incêndios, como no caso do raio, não seja a base principal do fogaréu que espanta todo mundo e mostra uma cara do estado muito estranha para o Brasil e o mundo.

A ação humana deve ser o principal motivo para tantos incêndios no estado. Botar fogo em lixo seria um deles? Esse motivo seria culpa de quem botou fogo e do poder público?  É que supostamente alguém estaria colocando fogo em lixo porque a prefeitura dessa ou daquela localidade não estaria recolhendo. Não seria um motivo para debate sobre o assunto?

Os fatos sugerem que motivo forte para tantos incêndios esteja numa tradição antiga e que vem desde os indígenas. Ou a tradição de se colocar fogo todos os anos nas propriedades para queimar o mato seco. No momento está até proibido, mas será que as pessoas obedecem ou continuam com a antiga maneira? Na antiga regra de limpar o terreno para plantio. Isso não deveria acabar? Porque na agricultura nos EUA ou Europa isso não existe? Esta ação beneficia a terra ou a maltrata para uso na agricultura?

A Policia Federal está entrando  nesse assunto. Se provado que um dono de propriedade colocou fogo para limpeza e que dali espalhou para outros lugares, ele não merece um puxão de orelha na área jurídica? Punição por aí talvez mandasse um recado para muitos lugares  no campo.

Será que esse assunto teria que ser estudado desde o ensino básico no estado para que pessoas não façam com a terra o que faziam seus antepassados? Por que não existe isso na Argentina ou Uruguai  e outros lugares no mundo? O caso brasileiro é que é o correto?

 

Alfredo da Mota Menezes é professor, escritor e analista político.

E-mail: pox@terra.com.br




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: