Da Redação
"Visando proporcionar mais celeridade ao processo, o Conselho Municipal de Saúde – CMS decidiu que a deliberação sobre a estadualização da gestão do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES do Hospital de Câncer de Mato Grosso será pautada na reunião ordinária do Conselho, marcada para o dia 3 de setembro", informa.
E acrescenta:
Segundo o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira, que também é presidente do Conselho, a reunião acontecerá mesmo sem a devolutiva do Estado sobre os apontamentos realizados no documento. “A reunião acontecerá com ou sem a resposta do Estado e o Pleno do Conselho vai deliberar a estadualizacão do CNES ou não. Enquanto o processo tramita, a Prefeitura busca garantir um aditivo contratual de 30 dias para evitar a interrupção dos serviços de assistência ao usuário”, comentou.
Julio Garcia, membro da Comissão de Controle e Avaliação do Conselho, explicou que, para que a estadualização do Hospital de Câncer seja efetivada, é necessária uma análise técnica criteriosa realizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS).
“Após solicitar a documentação da proposta de estadualização para análise, os conselheiros tiveram várias reuniões e fizeram diversos apontamentos detalhados. As questões levantadas pela Comissão abrangem principalmente quantitativos de procedimentos que deverão ser especificados conforme determina as Portarias do Ministério da Saúde, aspecto essencial para a continuidade e eficiência dos serviços que serão ofertados aos usuários do SUS. Todos os apontamentos foram protocolados na Secretaria Estadual de Saúde, mas a resposta do Estado é de que o CMS não tem competência para esta análise”, comentou.
Garcia acresecentou que o Conselho Municipal de Saúde não se furtará da sua competência deliberativa, fiscalizadora, recursal e diligencial, asseguradas pelas leis orgânicas do SUS e irá pautar a solicitação da SES/MT sobre a estadualizacão do CNES do Hospital de Câncer em reunião extraordinária e/ou ordinária até 03/09/2024.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Governo confirma parceria com AL para criar comissão especial do feminicídio
Estado: Sefaz simplifica isenção de IPVA para PcD e taxistas
PF deflagra mais uma operação contra rede de pedofilia em MT
Fethab da Vaca: AL aprova projeto do Governo para redução de 30%
Operação da PC mira roubos e latrocínios de motoristas de aplicativos
Operação da PF desmantela esquema de fraudes na Caixa Econômica
Jayme: homem que agride mulher, é covarde, é indigno
Desvios de emendas: STF marca para quinta interrogatório de deputados
Obesidade vai além de comer menos e se exercitar mais
Estado: Van Rosa do SER Família Mulher reforça políticas no interior