Por Deivid Souza/Portal Metrópoles
O aumento do nível do mar, decorrente da emergência climática, ameaça as cidades de Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos.
Elas fazem parte de um grupo de 100 cidades, de 39 países, que podem ser inundadas pelo mar. No Brasil, as pessoas que podem ser atingidas pela catástrofe somam 2 milhões. Em todo o mundo, são 800 milhões.
Os dados foram levantados pela organização não governamental Climate Central, que se baseou em informações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) para o mapeamento.
Na média global, o nível do mar já subiu 9 centímetros nos últimos 30 anos. A estimativa é que o índice possa chegar a até 80 cm no ano 2100.
Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) apurou que no Estado de São Paulo, o mar já subiu 20 centímetros nos últimos 73 anos. O mesmo estudo estima que até 2050, a elevação acumulada pode alcançar 36 cm.
Cidades tentam se adaptar
Diante dos problemas, cidades adotam medidas para se adaptar e reduzir os danos provocados do mar mais alto.
A agência espacial norte-americana Nasa foi a escolhida pelo Rio de Janeiro para, por meio de uma parceria, realizar o monitoramento do nível do mar.
Para conviver com o problema, a administração do Recife tem feito a remoção de famílias que residem em áreas de risco. A construção de um lago subterrâneo para conter o avanço da água é uma das opções de Fortaleza, também ameaçada pela catástrofe.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude
Multas de até R$ 2,7 mil: Operação em Cuiabá mira motocicletas
Aposentados do INSS que ganham mais que o mínimo começam a receber 13º
Prefeita de Jaciara avalia ação da polícia na prisão de acusado de matar jovem
TCE alerta prefeituras de MT sobre dados da educação inclusiva
A comunicação e a fisiognomia: da técnica à alma
Prefeita de VG e vice destacam encontro com lideranças comunitárias
Tribunal de Contas suspende pagamentos do Programa MT Mais Cirurgias
Polícia Federal deflagra operação contra tráfico de medicamentos
Senador volta a defender CPI após Lupi admitir irregularidades no INSS