Por Maria Eduarda Maia/Portal Metrópoles
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) celebrou, nesta quinta-feira (23/5), a decisão conjunta da Espanha, Noruega e Irlanda de reconhecer o Estado palestino independente.
Em post publicado no X (antigo Twitter), Lula comemora a decisão “histórica”, que contribui para a “paz e estabilidade” no Oriente Médio.
“A decisão conjunta de Espanha, Noruega e Irlanda de reconhecer a Palestina como um Estado é histórica por duas razões. Faz justiça em relação ao pleito de todo um povo, reconhecido por mais de 140 países, por seu direito à autodeterminação. Além disso, essa decisão terá efeito positivo em apoio aos esforços por uma paz e estabilidade na região. Isso só ocorrerá quando for garantida a existência de um Estado Palestino independente”, escreveu.
Na publicação, Lula ainda lembrou que o Brasil foi um dos primeiros países na América Latina a assumir a Palestina enquanto Estado. “O Brasil foi um dos primeiros países na América Latina a assumir essa posição, quando em 2010, de reconhecer o Estado da Palestina nas fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital”, acrescentou.
Reconhecimento
O anúncio dos países europeus ocorreu nesta quarta-feira (22/5) e deve sair oficializado em 28 de maio.
“Reconhecemos a Palestina por muitas razões, e podemos resumir em três palavras: paz, justiça e consistência. Temos que garantir que a solução de dois Estados seja respeitada e que haja garantias mútuas de segurança”, discursou Pedro Sánchez, disse o primeiro-ministro espanhol.
Nesta quinta-feira (23/5), Israel repreendeu os embaixadores da Irlanda, Noruega e Espanha devido ao plano de governo de reconhecer o Estado Palestino.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal