Julie Campbell
Em um mundo onde as demandas profissionais são cada vez mais intensas e as pressões do dia a dia parecem incessantes, é fácil perder de vista o que realmente importa: nossa saúde mental e bem-estar. Como diretora operacional da Águas Cuiabá, tenho testemunhado em primeira mão o impacto profundo e positivo que a atividade física pode ter em nossas vidas pessoais e profissionais.
No centro de nossa jornada rumo ao sucesso está a necessidade de reconhecer e abraçar a importância da atividade física. A ciência é clara: exercícios regulares não apenas fortalecem nosso corpo, mas também alimentam nossa mente. Ao liberar endorfinas, esses exercícios nos oferecem uma fonte natural de energia, que aumenta a resiliência contra o estresse e reduz a ansiedade que tantas vezes acompanha o cotidiano profissional.
Além disso, a aplicação do conceito da Roda da Vida, desenvolvida por Paul J. Meyer, se faz relevante. Esta ferramenta de autoavaliação nos permite visualizar áreas importantes, como saúde, trabalho, relacionamentos e lazer, e identificar onde podemos buscar equilíbrio. Integrar a prática da Roda da Vida no ambiente de trabalho pode fornecer insights valiosos sobre como o colaborador pode melhorar o próprio bem-estar em todas as áreas de suas vidas.
Mas os benefícios da atividade física vão muito além de uma sensação momentânea de felicidade. Estudos demonstram que indivíduos ativos tendem a apresentar melhor desempenho no trabalho, graças à sua maior capacidade de concentração, criatividade e tomada de decisões. E não se trata apenas de produtividade: a autoestima elevada e o sono melhorado provenientes da prática regular de exercícios contribuem para uma mentalidade positiva e uma abordagem mais confiante diante dos desafios profissionais.
A autoliderança, fundamental para a busca desse equilíbrio, é potencializada por uma rede de apoio sólida. Na Águas Cuiabá, reconhecemos a importância de oferecer oportunidades para a prática de exercícios. Incentivamos diariamente, por meio do projeto Se Cuida, a integração profissional e esportiva. Capoeira, vôlei, defesa pessoal e yoga estão entre as práticas presentes e disponíveis no dia a dia dos nossos colaboradores.
Entre as atividades promovidas pela empresa, de forma particular, a corrida foi a prática que me norteou nessa integração corpo e mente. A Águas Cuiabá possui um time que se desafia em competições, a qual eu faço parte desde 2023. De lá pra cá, foram vários quilômetros percorridos, treinos e provas passaram a fazer parte da minha rotina. A sensação dos primeiros 14 km completos foi a comprovação do impacto positivo que a prática da atividade física trouxe para a minha vida.
Neste sentido, gostaria de encorajar líderes e gestores a assumirem um papel ativo na promoção do bem-estar de suas equipes, estimulando e apoiando a prática de exercícios. Seja por meio de incentivos para caminhadas ou programas de atividades no local de trabalho, é essencial que priorizemos o cuidado com a saúde mental.
O incentivo à prática de atividades físicas e as consequências positivas podem ter um impacto direto nos resultados da empresa, gerando benefícios tangíveis, dentre os quais o aumento da produtividade da equipe e a melhoria do clima organizacional. Portanto, convido todos a se unirem a nós nesta jornada rumo ao equilíbrio e ao sucesso. Vamos nos comprometer a priorizar nossa saúde mental, reconhecendo que a atividade física é muito mais do que um luxo - é uma necessidade.
**Julie Campbell é diretora operacional da Águas Cuiabá.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação: Polícia Militar reforça segurança nos municípios de MT
PM confirma prisão de membros de facção que queriam matar rival
Empresas afetadas por tarifaço podem pedir crédito do Brasil Soberano
Estado destaca: MT tem 2ª safra de milho com recorde de produção
Operação aponta irregularidades em bombas de combustíveis de MT
TCE alerta sobre ações a prevenção ao suicídio entre crianças
Violência institucional e responsabilidade de empresas: lições do caso TAP
TJ destaca: consumidor barra ação de cobrança de cheque prescrito
PEC da Blindagem: Uma Violação Constitucional e um Ataque Direto à Sociedade Brasileira
Excesso Digital: Como Evitar que isso Sabote Sua produtividade