• Cuiabá, 18 de Junho - 00:00:00

Além do trabalho: cultivando bem-estar


Julie Campbell

Em um mundo onde as demandas profissionais são cada vez mais intensas e as pressões do dia a dia parecem incessantes, é fácil perder de vista o que realmente importa: nossa saúde mental e bem-estar. Como diretora operacional da Águas Cuiabá, tenho testemunhado em primeira mão o impacto profundo e positivo que a atividade física pode ter em nossas vidas pessoais e profissionais.

No centro de nossa jornada rumo ao sucesso está a necessidade de reconhecer e abraçar a importância da atividade física. A ciência é clara: exercícios regulares não apenas fortalecem nosso corpo, mas também alimentam nossa mente. Ao liberar endorfinas, esses exercícios nos oferecem uma fonte natural de energia, que aumenta a resiliência contra o estresse e reduz a ansiedade que tantas vezes acompanha o cotidiano profissional.

Além disso, a aplicação do conceito da Roda da Vida, desenvolvida por Paul J. Meyer, se faz relevante. Esta ferramenta de autoavaliação nos permite visualizar áreas importantes, como saúde, trabalho, relacionamentos e lazer, e identificar onde podemos buscar equilíbrio. Integrar a prática da Roda da Vida no ambiente de trabalho pode fornecer insights valiosos sobre como o colaborador pode melhorar o próprio bem-estar em todas as áreas de suas vidas.

Mas os benefícios da atividade física vão muito além de uma sensação momentânea de felicidade. Estudos demonstram que indivíduos ativos tendem a apresentar melhor desempenho no trabalho, graças à sua maior capacidade de concentração, criatividade e tomada de decisões. E não se trata apenas de produtividade: a autoestima elevada e o sono melhorado provenientes da prática regular de exercícios contribuem para uma mentalidade positiva e uma abordagem mais confiante diante dos desafios profissionais.

A autoliderança, fundamental para a busca desse equilíbrio, é potencializada por uma rede de apoio sólida. Na Águas Cuiabá, reconhecemos a importância de oferecer oportunidades para a prática de exercícios. Incentivamos diariamente, por meio do projeto Se Cuida, a integração profissional e esportiva. Capoeira, vôlei, defesa pessoal e yoga estão entre as práticas presentes e disponíveis no dia a dia dos nossos colaboradores.

Entre as atividades promovidas pela empresa, de forma particular, a corrida foi a prática que me norteou nessa integração corpo e mente. A Águas Cuiabá possui um time que se desafia em competições, a qual eu faço parte desde 2023. De lá pra cá, foram vários quilômetros percorridos, treinos e provas passaram a fazer parte da minha rotina. A sensação dos primeiros 14 km completos foi a comprovação do impacto positivo que a prática da atividade física trouxe para a minha vida.

Neste sentido, gostaria de encorajar líderes e gestores a assumirem um papel ativo na promoção do bem-estar de suas equipes, estimulando e apoiando a prática de exercícios. Seja por meio de incentivos para caminhadas ou programas de atividades no local de trabalho, é essencial que priorizemos o cuidado com a saúde mental.

O incentivo à prática de atividades físicas e as consequências positivas podem ter um impacto direto nos resultados da empresa, gerando benefícios tangíveis, dentre os quais o aumento da produtividade da equipe e a melhoria do clima organizacional. Portanto, convido todos a se unirem a nós nesta jornada rumo ao equilíbrio e ao sucesso. Vamos nos comprometer a priorizar nossa saúde mental, reconhecendo que a atividade física é muito mais do que um luxo - é uma necessidade.

 

**Julie Campbell é diretora operacional da Águas Cuiabá.




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: